17 de jan. de 2013

Campanha do Paraná pede respeito à vagas destinadas a deficientes

Vaga de estacionamento para pessoa com deficiência
Todo mundo sabe que vagas para pessoas com deficiências, para idosos, e gestantes, têm que ser respeitadas. Mas na prática, não é o que acontece. Por isso, uma campanha que nasceu no Paraná vem ganhando simpatizantes em todo o país.

“Filha, você está gravando? Com que direito você está gravando isso daí”, questiona o agressor. 

O flagrante da agressão foi registrado no estacionamento de um supermercado em Curitiba, no Paraná.

O motorista não respeitou a sinalização e parou com a moto em uma vaga destinada a pessoas com deficiência.
 

O motoqueiro não admitiu o erro e ainda discutiu com a motorista do outro veículo.  “Eu não parei aqui porque não teria como eu descer do carro por causa da sua moto”.
 

Quem estava no outro carro era Mirela Prosdocimo, cadeirante e consultora dos direitos dos deficientes. Cansada de enfrentar esse tipo de situação, Mirela criou a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, para conscientizar quem não respeita a lei. Em pouco tempo, a campanha ganhou adeptos em várias partes do país.
 

Em Ourinhos, no interior de São Paulo, a primeira etapa da campanha foi para conscientizar os motoristas. Agora não tem mais desculpas: a Polícia Militar multa cerca de 400 motoristas por mês por estacionamento irregular, e 10% dessas multas são porque o condutor parou em vaga destinada a pessoas com deficiência ou idosos.

Wolney perdeu uma das pernas em um acidente de moto, por isso também está engajado na fiscalização. “Estão multando geral para pessoa aprender. Não aprende no amor, vai na dor”, diz.

 

Com uma câmera fotográfica, Wolney registra os flagrantes de motoristas que insistem em estacionar de forma irregular nas vagas destinadas a deficientes e idosos. As fotos são postadas nas redes sociais na internet.

Um motorista tenta justificar a infração de trânsito: “Eu sei que estou parando na vaga de deficiente, mas não tem onde encostar”, afirma o homem.

 

Uma invenção de um engenheiro do Paraná promete ajudar os motoristas desavisados. Os carros das pessoas com deficiência serão equipados com um sensor. 

O aparelho será instalado nas vagas especiais e vai emitir uma mensagem quando o veículo autorizado estacionar. 

Agora quem estacionar sem autorização, receberá uma bronca por parar irregularmente no local. “Essa vaga é exclusiva. Estacione em outra vaga”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário