7 de jan. de 2013

Voluntários constroem casa adaptada para jovem com deficiência

Mão está segurando casa

Voluntários de uma associação de Agudos (SP) se juntaram para construir uma casa e doar a pessoas pobres que têm deficientes na família.

Em 2012, quem ganhou o presente foi o Robinho, um jovem que luta para vencer as limitações. Quando criança, ele se engasgou com uma jabuticaba. 

A falta de oxigênio no cérebro fez surgir as deficiências. Desde então, a vida dos pais é lutar. Batalhar todos os dias para oferecer, na medida do possível, qualidade de vida para o filho, que hoje tem 22 anos.
"Eu trabalhava, larguei serviço de mão e fui cuidar dele. Antigamente ele ia na Apae e não tinha perua. Eu levava no colo, em carrinho de mão, essas carriolas de pedreiro, do jeito que dava, porque ele já estava grande”, conta a faxineira Irene de Oliveira Bento.

Mais difícil do que levar Robinho à escola é lidar com a falta de acessibilidade na própria casa. A construção antiga não tem nenhum cômodo adaptado. Irene teve de tirar alguns móveis para aumentar o espaço, mas tudo mudou com a ajuda dos voluntários. A dedicação da família da Irene rendeu um presentão de natal. 

A casa improvisada e sem conforto vai ficar apenas na lembrança. A moradia agora foi construída especialmente para atender às necessidades de Robinho e trazer tranquilidade aos pais.

Eles foram escolhidos pelo Projeto Transformação, da Associação do Coração Misericordioso de Jesus, de Agudos. Todos os anos, 18 voluntários trabalham para construir uma casa nova, adaptada e doam às pessoas que tem deficientes na família. 

O projeto foi uma ideia da presidente da associação, Elza Guerreiro, que também tem um filho deficiente.

"Cada dia, nós vivemos o espírito de Natal. Com aquele sonho, que realmente, antes do natal de 2012 nós iríamos entregar essa morada. E nós não estamos fazendo caridade. 

Nós estamos fazendo Justiça. Porque essas mães de filhos com deficiência, elas que são pobres, realmente elas precisam da nossa ajuda e principalmente do nosso amor", afirma.
Amor que alegrou a família ao entrar na casa nova pela primeira vez. Robinho era só felicidade na cama nova. Sem dúvida nenhuma, a felicidade da família ganhou plenitude neste natal. "A união sempre existiu e com essa transformação, essa união vai se achegar mais ainda e vai acontecer”, completa o pai de Robinho, Otávio Bento.

A casa foi toda construída com ajuda de pessoas que não pediram nada em troca. 

A mão de obra é cedida pela Prefeitura. Já os materiais de construção foram doados por moradores e empresários da cidade. Este ano, a Associação do Coração Misericordioso de Jesus pretende construir três casas para pessoas pobres que têm deficientes na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário