31 de jan. de 2013

Instituto Autismo do Amazonas habilitado a realizar convênios com o Governo do Estado

 
O Instituto Autismo do Amazonas, instituição filantrópica criada em 2011, obteve o título de utilidade pública estadual e agora está habilitado a receber apoio financeiro do Governo do Estado

A novidade foi anunciada pelo governador do Amazonas em exercício, José Melo, que prestigiou na manhã desta quarta-feira, dia 30 de janeiro, a inauguração da sede do Instituto, localizada na zona centro-oeste de Manaus, que atende crianças e adolescentes autistas

“Até pouco tempo esta instituição não tinha a documentação suficiente para conveniar com o Governo, mas agora eles já conseguiram e se tornaram legalmente uma instituição sem fins lucrativos. Eles estão, agora, perfeitamente habilitados a acessar os recursos do Fundo de Promoção Social do nosso Governo”, afirmou José Melo.

De acordo com o governador em exercício, o Instituto Autismo do Amazonas já recebeu orientação para dar entrada na documentação junto ao Fundo de Promoção Social (FPS), que tem como presidente de honra a primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz. Somente após a apresentação do projeto, o FPS fará a análise da solicitação e deliberará de que maneira o Instituto será beneficiado.


Ainda segundo José Melo, a política social do Estado prioriza, conforme determinação do governador Omar Aziz, as pessoas especiais, a exemplo dos autistas, “O governo do Omar tem se preocupado com isso, nossa política estadual atende crianças excepcionais que precisam de tratamento diferenciado. Nós temos várias secretarias que trabalham nesse sentido”, pontuou Melo.


Para o diretor-presidente do Instituto Autismo do Amazonas, Joaquim Melo, o apoio do Governo será substancial para a ampliação do número de atendimentos. 

Atualmente a instituição tem capacidade para atender 40 pessoas semanalmente. Recebem apoio psicológico e nutricional, por meio de terapias, atividades lúdicas e de educação física, crianças a partir de 3 anos de idade, além de adolescentes.
 

Uma das principais necessidades da instituição, segundo Joaquim, é a aquisição de um terreno próprio. 

“Esta sede é alugada e futuramente queremos adquirir um terreno próprio para fixar a sede do Instituto. Temos certeza que agora, com tudo legalizado, teremos o apoio que precisamos do Governo. Vamos dar entrada o quanto antes”, disse.

Não há números oficiais, mas a estimativa é que existam 20 mil autistas em todo o Amazonas.

Apoio Voluntário – O Instituto Autismo no Amazonas está precisando de ajuda para mobiliar a sede e também de itens para terapia das crianças e adolescentes autistas. A entidade também necessita de material de expediente e de limpeza.

Entre os itens para estruturação da sede estão: geladeira, fogão, condicionador de ar, armários, prateleiras, bebedouro, mesas para escritório, cadeiras, entre outros.

Para o tratamento oferecido aos autistas, a entidade precisa de espelhos, brinquedos pedagógicos, livros e DVDs infantis, tapetes emborrachados, bolas de pilates, cadeiras infantis, cama elástica etc.

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, disse que a ajuda deve partir de toda a sociedade. “Essa é uma tarefa de todos, por isso peço a todos que possam contribuir que façam uma doação. Esse é um bom momento para aqueles que têm bom coração”, ressaltou José Melo.

O Instituto Autismo no Amazonas fica na rua Coronel Brito, número 321, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona centro-oeste. Os telefones de contato são (92) 8116-7411 e 9164-2776. Outras informações no site www.autismonoamazonas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário