30 de mai. de 2013

DICAS DE INVERNO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

 Nos últimos dias, os institutos de meteorologia apontam a temperaturas bem baixas. É comum ver as pessoas reclamarem do frio, mas quem tem deficiência física sente um pouco mais a queda da temperatura e de diferentes formas.

Os que, por algum motivo, precisaram fazer alguma cirurgia e colocar pinos, placas ou hastes de metal para corrigir uma postura, podem, muito provavelmente sentir dores na região onde estão esses materiais quando há mudança climática.

Ficar muito tempo sentado na cadeira de rodas, sem se movimentar faz com que a circulação de sangue diminua e junto a temperatura das pernas e dos pés. Além da própria cadeira ser feita de materiais metálicos que esfriam rapidamente e, em contato com o corpo, incomodam bastante.

Segundo explica o autor do blog “Ser Lesado” e colunista do site “Vida Mais Livre”, Leandro Portela, em seu artigo “Pare o inverno que quero calor!” a pessoa que teve lesão medular sofre um pouco mais ainda com essa situação,pois, devido à lesão medular, o organismo não sente a temperatura externa e por isso não transmite a sensação de frio ou calor para o cérebro.

“As pessoas com deficiência sempre sofrem com as mudanças de tempo e com a chegada do inverno, pois em um ambiente frio, o organismo não é capaz de obter as mensagens do cérebro que o corpo está esfriando, e exposto ao frio, a pessoa irá em breve tornar-se hipotérmica (temperatura a baixo de 35 C), terá aumento dos espasmos, dores nos membros e fadiga muscular”.

Para evitar esses incômodos as pessoas com deficiência devem se proteger muito bem desse frio e manter a temperatura do corpo em ordem, com muito agasalho,touca,cachecol e até mesmo uma manta. 
 
Um pouco de atividade física, se possível e um belo chocolate quente também pode ser uma alternativa agradável.

Além dos incômodos causados pela baixa temperatura vale lembrar que algumas deficiências podem deixar a pessoa com baixa imunidade, fazendo com que se torne mais frágeis e assim tendo um risco maior de se contrair uma doença do trato-respirátório como gripes,pneumonias entre outras.

Por isso evite sair nos dias de muito frio e ir a lugares que tenha bastante gente, sempre que andar de onibus ou qualquer lugar público que você necessite por a mão use luva descartavel, se precisar ir em hospitais use além de luvas mascaras , sempre que der lave as mão e em seguida use alcool em gel,  além de tomar sucos de Acerola,Laranja ou Limão e se alimentar bem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário