28 de mai. de 2013

Ceir Móvel entrega quase 500 meios auxiliares de locomoção

Cadeira de rodas


Quase 500 meios auxiliares de locomoção foram entregues, no último sábado (25/05), à população das cidades de Pedro II, Milton Brandão e Lagoa de São Francisco, localizadas na região Norte do Piauí

A ação aconteceu através do Projeto Ceir Móvel, que descentraliza parte dos atendimentos do Centro Integrado de Reabilitação da capital para o interior do Estado.

A solenidade de entrega, que aconteceu em Pedro II, contou com a presença de várias autoridades.

Uma das beneficiadas nesta etapa do Ceir Móvel foi a jovem Maria Alves Gomes, que mora na zona Rural de Pedro II. Aos 25 anos, Maria não anda e nem fala por conta de problemas de saúde apresentados desde o nascimento, que aconteceu prematuramente. 

Segundo sua mãe, a dona de casa Conceição Oliveira, a jovem teve apenas uma cadeira de rodas ao longo da vida, que foi doada quando ela tinha 7 anos de idade. 

Com o passar do tempo, o equipamento ficou pequeno para a estatura da jovem e esta só se locomovia arrastando-se pelo chão.
 
“Enquanto ela era menor, eu a carregava nos braços para irmos ao médico ou resolvermos alguma coisa aqui na cidade. Como ela está quase do meu tamanho e eu não tenho mais forças, passei a sair de casa somente quando conseguia a cadeira de rodas emprestada com alguém do povoado”, relata Conceição Soares. 
 
Maria foi uma das beneficiadas desta etapa do Ceir Móvel e recebeu, além da cadeira de 
rodas, outra cadeira para ajudar nas atividades higiênicas. 
 
“Agora, o que a gente espera é que a vida seja um pouco mais fácil. É muito ruim ficar sem ter como sair de casa”, diz Conceição.

Entre os 490 meios auxiliares de locomoção entregues pelo Ceir Móvel nesse sábado, estão as cadeiras de roda e higiênicas, além de calçados para o pé diabético,muletas e andadores. 

Praticamente todos os equipamentos são fabricados na Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. No trabalho itinerante, os profissionais do Centro vão até as cidades e tiram as medidas da população para, posteriormente, fazerem a entrega das solicitações. Todo o atendimento é gratuito.

Entretanto, o superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, lembrou, durante o evento, que a população não precisa esperar a equipe do Ceir Móvel chegar à sua cidade para fazer a solicitação e receber, gratuitamente, o equipamento auxiliar de locomoção. 

“Quem precisar do produto deve procurar a secretária de saúde do município para iniciar o processo. A diferença é que o órgão municipal é que fica responsável por enviar as informações do paciente e transportar a peça solicitada”, reforçou Aderson. 

O superintendente administrativo e financeiro do Ceir, Walter Oliveira, também acompanhou a solenidade.

A prefeita de Pedro II, Neuma Café, destacou a importância dos atendimentos do Ceir Móvel na região. 

“Como ouvimos aqui, boa parte destas pessoas nunca tiveram equipamentos parecidos antes. Ações como esta dão a elas a oportunidade de não viver prostradas dentro de casa e exercer com dignidade seu direito de ir e vir”, afirmou.

A solenidade de entrega dos meios auxiliares de locomoção solicitados pelo Ceir Móvel em Pedro II contou, ainda, com a presença de várias autoridades estaduais e municipais da região. 

O secretário estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina representou o governador Wilson Martins no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário