20 de mai. de 2013

São Paulo comemora a milésima cirurgia de implante coclear

Desenho representando o implante coclear
Na quarta-feira, 15 de maio, foi comemorada a milésima cirurgia de implante coclear realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

Considerada pela ANS – Agência Nacional de Saúde como a segunda cirurgia que proporciona ao paciente melhor qualidade de vida, o aparelho implantado dá audição a quem nasceu com surdez profunda bilateral e devolve a capacidade de ouvir a quem a perdeu por trauma ou alguma doença no decorrer da vida.

Estiveram presentes nesta comemoração autoridades como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.


Criado em 1989, o grupo de implante coclear do HC buscou introduzir essa terapia na Faculdade de Medicina da USP. 

Os aparelhos desenvolvidos tem tecnologia totalmente nacional. Anos após a criação do grupo conseguiram fazer com que a cirurgia e o tratamento fossem pagos pelo SUS.

Alckmin destacou o investimento de R$ 14,5 milhões, totalmente financiado pelo Estado, só em implantes cocleares durante o ano de 2012, e salientou também o trabalho multifuncional pós implante realizado pelos fonoaudiólogos. 

"É maravilhoso o que é feito no sentido de continuidade. [A cirurgia] é importante, no caso das crianças, porque quando ela começa a ouvir, ela desenvolve também a fala", disse.

O governador sublinhou que isentou o ICMS para acessórios utilizados na produção de aparelhos auditivos e anunciou o lançamento do edital, em junho deste ano, para a construção de mais quatro hospitais, sendo "um em São José dos Campos, outro em Sorocaba, um prédio novo do Hospital da Mulher no bairro da Luz, em São Paulo, e um hospital específico de oftalmo e otorrino no Hospital das Clínicas".

O implante coclear é uma prótese eletrônica que é colocada na estrutura coclear do ouvido (órgão responsável pela audição). Ela capta os sons de fora e os transforma em sinal elétrico que é interpretado pelo cérebro como estimulo sonoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário