29 de mai. de 2013

Vitória da Conquista (BA) realiza concessão de cadeiras de rodas







cadeira de rodas


 A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf), está realizando, desde o início do mês de maio, a concessão anual de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e bengalas de quatro pontos

Nesta primeira etapa serão concedidas uma média de mil cadeiras de rodas, que foram compradas por meio de recursos provenientes do Ministério da Saúde/SUS.

Os meios auxiliares de locomoção contribuem para dar maior autonomia e independência às pessoas  com algum comprometimento da capacidade motora que as impeça de realizar suas atividades da vida diária. 

Para ter acesso, o usuário de Vitória da Conquista e de toda macrorregião sudoeste deve fazer sua solicitação junto ao Cemerf, de posse de um relatório feito pelo médico, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, com todas as medidas específicas e peso da pessoa, pois existem na unidade 12 tipos de cadeiras de rodas de diferentes modelos e diferentes tamanhos, adequadas a cada tipo de necessidade.

“O ideal é que o paciente venha até o serviço para ser avaliado pelo terapeuta ocupacional ou pelo fisioterapeuta, mas, se isso não for possível, por conta da dificuldade de locomoção, o responsável por ele pode trazer o relatório funcional para a concessão ser realizada”, explica Glicia Miranda, coordenadora do Cemerf. 

Com oito anos de idade, David, filho de Sandra Ribeiro da Silva e Elton da Silva, moradores de Nova Canaã, vai receber a sua segunda cadeira de rodas no Cemerf, onde é acompanhado desde os dois anos incompletos. 

“Meu filho nasceu com cisto no cérebro. Quando ele completou 8 meses de vida, uma convulsão lhe deixou paralisado”, explica Sandra. 

A primeira cadeira de David era própria para tetraplégico, com a evolução do tratamento feito no Cemerf, uma vez por semana, sua nova cadeira será para paraplégico, pois já consegue controlar o seu tronco.

“Aqui no CEMERF ele consegue tudo que ele precisa para seu desenvolvimento, cadeira, órtese, sem contar o atendimento com os fisioterapeutas que são ótimos. Aqui o ambiente é muito acolhedor”, avalia Sandra.  

David, por conta de seu tamanho e peso, também receberá uma cadeira de banho, para auxiliar em sua higiene pessoal. Para a fisioterapeuta Paula Figueiredo, os auxiliares de locomoção são fundamentais para o desenvolvimento e inclusão social das pessoas com deficiências. 

“O custo de uma cadeira de rodas é alto, algumas famílias não tem condição de comprar. Pacientes como David, por exemplo, com a cadeira de roda tem muita chance de se desenvolver, ir para escola. Sem contar que ajuda muito a família, pois ele está crescendo e ganhando peso”, avalia Paula.

Há 13 anos, um acidente de carro em São Paulo, deixou Silvânio Ribeiro Soares, 41, tetraplégico. Morador do bairro Senhorinha Cairo, Silvânio é acompanhado pelo serviço desde junho de 2002 e está recebendo a sua terceira cadeira de rodas e cadeira de banho. 


“Eu não trabalho, então esta concessão me ajuda muito, porque se fosse pra comprar, eu não teria dinheiro”, explica Silvânio, que foi fazer o teste de medida, com sua mãe, Alice Amorim Ribeiro Soares.

Cmerf – O serviço funciona na Avenida Olívia Flores, ao lado do CEMAE. Foi implantado em Vitória da Conquista em 1999 e faz parte de uma série de serviços especializados mantidos pela Prefeitura Municipal, por meio do Sistema Único de Saúde / SUS. O Cemerf tornou-se referência em medicina física e reabilitação, prestando assistência à pessoa com deficiência física, auditiva e com problemas motores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário