3 de mai. de 2013

Festival em Recife (PE) oferece espetáculos com acessibilidade

Mulher com boca aberta cheia de adereços e caracterizada
Promovido pelo Sesc, o Festival Palco Giratório traz para o público de Recife (PE) uma programação múltipla de espetáculos, trazendo diferentes linguagens cênicas, além de atividades formativas.

De 3 a 31 de maio, a capital pernambucanaserá o palco de 46 espetáculos, de 42 companhias de treze estados brasileiros.

Os espetáculos serão encenados de terça a domingo em seis teatros da cidade de Recife (Marco Camarotti, Capiba, Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Apolo e Santa Isabel), a preços populares.

Haverá ainda apresentações gratuitas nas praças do Campo Santo, em Santo Amaro, e do Carmo, no bairro de Santo Antônio, e na esplanada do Parque Dona Lindu.

Cinco espetáculos contam com os recursos de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e tradução em Libras, para pessoas com deficiência auditiva. Para a classe artística e para os que desejam conhecer mais do universo das artes, o projeto realiza, ainda, atividades formativas, como debates, pensamentos giratórios e oficinas.

A edição 2013 do Palco Giratório traz pela primeira vez, a linguagem da intervenção urbana, com {pingos&pigimentos}, do Coletivo Construções Compartilhadas (BA), e chama atenção também por contar com cinco monólogos. Entre eles, O Filho Eterno (RJ) que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011. Entre os grupos convidados pela curadoria local para participar do FPG Recife, os destaques são o espetáculo Viúva, porém honesta, do Magiluth (PE), que encerra o Festival; a estreia infantil De Íris ao Arco-íris, com encenação de Jorge de Paula, e o exercício teatral Sereia, de Marcondes Lima.

Segundo a coordenadora do Palco Giratório em Pernambuco, Galiana Brasil, o FPG Recife traz algumas ações exclusivas, além das apresentações do circuito nacional. "Ações como as Conexões, a Cena Gastrô e a Cena Bacante são exclusivas do nosso Festival e este ano estão ampliadas. Também trazemos duas novas iniciativas: a Cena Fotô, um workshop de fotografia de cena, e o Jornal Ponte Giratória, com quatro edições relatando tudo o que acontece na programação e aprofundando as reflexões em torno das artes cênicas", adianta Galiana Brasil.

Nesta edição, as conexões com outros estados foram ampliadas e o número de espetáculos nacionais convidados para o Festival aumentou. Em parceria com os Departamentos Regionais do Sesc do Rio Grande do Sul (Rec-PoA), Espírito Santo (Diálogos Capixabas) e Alagoas (Cena Alagoana), Recife recebe seis espetáculos das conexões durante a programação.

As ações paralelas como a Cena Bacante e a Cena Gastrô permanecem na programação do festival. A Cena Bacante, espaço para a experimentação - com performances, trabalhos conclusos, obras abertas ou em processo de criação -, este ano será realizada no Centro de Articulação de Saberes Artísticos (C.A.S.A.), nas sextas-feiras, às 23h.

Já a Cena Gastrô traz à cena os artistas da gastronomia, que inspirados pelos espetáculos que estarão presentes no Festival Palco Giratório, criaram os mais diferentes pratos e drinks exclusivos. São seis restaurantes participantes: Oficina do Sabor, Kovacic, Cozinhando Escondidinho, La Pasta Galleria, Nossa Casa e Restaurante-Escola do Senac.

Foto: Beto Bocchinno
Fontes: Revista Algo mais / Blog da Audiodescrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário