7 de mai. de 2013

Comissão de Cultura lança campanha Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos

Uma máscara alegre e outra triste, típicas de teatro
A Comissão de Cultura promove audiência pública, na quinta-feira (9), para lançar a campanha “Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos”, em parceria com a Escola de Gente e o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

O evento atende requerimento do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). Ele ressalta que a campanha “Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos”, idealizada e lançada pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, em junho de 2011, tem por objetivo disseminar por todo o Brasil a cultura e a prática do teatro acessível.

Segundo Wyllys, a ideia é realizar anualmente, a partir de 2014, um dia de ação nacional com amplo apoio da mídia e assim disseminar entre toda a sociedade a prática de uma cultura inclusiva. Essa iniciativa é uma parceria da Frente pela Cultura, da Escola de Gente e Ministério da Cultura.

O parlamentar destaca ainda que, em 2007, a Escola de Gente inovou o cenário cultural brasileiro ao realizar o primeiro espetáculo com total acessibilidade no Brasil, o Ninguém mais vai ser bonzinho, “um bem sucedido espetáculo que ainda hoje circula pelo País apresentando de forma lúdica modos de não se discriminar pessoas com deficiência.

Foram convidados:

- os representantes do Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe), Keila Leite Chaves e Antônio David Sousa de Almeida; e
 
- a representante do Núcleo de Estudos sobre Deficiência, da Universidade Federal de Santa Catarina, Anahi Guedes de Mello.

A audiência ocorrerá no Plenário 2, a partir das 10 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário