29 de abr. de 2014

Mato Grosso do Sul tem 111 pessoas com deficiência na fila para tirar carteira de habilitação no Detran

Foto de uma CNH especial

As pessoas com deficiência enfrentam anos de espera para tentar conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso do Sul


A reportagem do Bom Dia MS desta quinta-feira (24) mostrou que a fila tem cerca de 100 pessoas que não conseguem o documento porque o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) tem apenas um veículo adaptado para fazer os testes.



Com dificuldade de locomoção na parte direita do corpo, o auxiliar administrativo Michael Aliendres iniciou o processo para conseguir a CNH no fim de 2010. 


Ele tem a solicitação de aulas, a Licença Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), mas nada das aulas práticas até agora. Em nota enviada à TV Morena, o Detran informou que Aliendres está na 30ª posição na fila de espera. O órgão não quis se pronunciar sobre o funcionamento da fila de espera e o motivo da demora.



Para conseguir dirigir, o candidato com deficiência precisa ter aulas em um carro adaptado, mas o Detran tem apenas um veículo para atender uma demanda de motoristas de Campo Grande e do interior do estado. 


Em Mato Grosso do Sul, atualmente cinco carros adaptados para pessoas com deficiêcia são utilizados. Um é do Detran e os outros quatro são de autoescolas particulares. 


No interior, apenas uma autoescola de Dourados, a 225 quilômetros da capital sul-mato-grossense oferece o serviço.



Segundo o diretor de ensino Douglas Parizotto, os carros devem ter uma série de equipamentos. O principal item é o uso dos comandos do painel no controle central. 



O custo para emissão de uma CNH para pessoas com deficiência é o mesmo que de qualquer outra pessoa, cerca de R$ 2 mil. 


A estudante Ana Carla Barbosa está habilitada a dirigir, mas passou três anos na fila do Detran e não conseguiu as aulas gratuitas oferecida pelo órgão.



Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário