4 de abr. de 2014

Festival VerOuvindo traz filmes com acessibilidade ao Recife (PE)

Logotipo do Festival VerOuvindo


O VerOuvindo é o primeiro festival de filmes com audiodescrição, tradução de imagem, do Recife (PE). Todos os filmes, de longa e de curta metragens, terão acessibilidade para as pessoas com deficiência visual


Nesse primeiro ano, são quatro dias com exibições na Sala do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, Recife. De 4 a 7 de abril, às 14h, com entrada gratuita. 


No dia 4, acontecerá a primeira mostra competitiva de audiodescrição do Brasil, com júri popular. Haverá cédulas de votação em Braille para que as pessoas com deficiência visual possam votar. O programa do festival também estará em Braille.
 
O VerOuvindo tem o objetivo de divulgar a audiodescrição e de torná-la uma categoria de premiação nos festivais de cinema. Para esta primeira edição, foi realizada a produção de quatro audiodescrições. 


Liliana Tavares, proponente do projeto incentivado pelo Funcultura, (Fundarpe / Governo de Pernambuco) explica: "Isso significa dizer que fizemos os roteiros de audiodescrição, gravamos a locução e a inserimos nos filmes. Convidamos um audiodescritor diferente para cada filme, na intenção de divulgar essa profissão. Traremos uma audiodescritora, do Rio Grande do Sul, Márcia Cáspary, para fazer a audiodescrição de Colegas, filme que ainda não foi exibido no Recife. O evento também estimula a participação de consultores cegos para a revisão dos roteiros de audiodescrição. Essas duas profissões, audiodescritores e consultores de audiodescrição, em breve farão parte das equipes de produções do audiovisual".
 
É com o intuito de apresentar a técnica da audiodescrição aos produtores do audiovisual que teremos um bate-papo na segunda-feira, dia 7, às 14h, com os diretores que tiveram seus filmes audiodescritos, para saber como eles perceberam essa linguagem inserida em suas obras.


Essa conversa, que envolverá também os audiodescritores e o público usuário da audiodescrição, estará aberta ao público em geral.


Liliana, que é audiodescritora, divide a produção do evento com Karina Galindo, curadora do festival. Para a próxima edição, elas desejam transformar o VerOuvindo em um festival acessível a todos. 


"Além da audiodescrição, queremos incluir legendas para pessoas surdas e, quem sabe, se tivermos patrocínio, inserir interpretação de libras. Vamos abrir as portas do cinema para todos".

PROGRAMAÇÃO
 
Dia 4 - sexta-feira
 
- Abertura do festival
- Mostra competitiva
- Exibição de curtas selecionados e votação do júri popular. Aproximadamente 90 min.

Dia 5 - sábado
 
-  Língua Mãe de Fernando Weller e Leo Falcão, 81min. - (Audiodescrição: Silvia Farias/ consultoria: Roberto Cabral)
- Crianças do Brasil, de Portugal e de Angola se encontram através da música. Um documentário sobre a preparação do um espetáculo de Naná Vasconcelos em comemoração aos 50 anos da capital brasileira.


Dia 6 - domingo
 
- Colegas de Marcelo Galvão, 94min.- (Audiodescrição: Márcia Caspary- RS, voice over)
 
Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.


Dia 7 - segunda
 
- Exibição de três curtas seguidos de um debate sobre a produção da audiodescrição para filmes com os diretores e com os audiodescritores e o público.
- Café Aurora – Pablo Polo, 19min30s - Audiodescrição Andreza Nóbrega /consultoria: Roberto Cabral
 
Um especialista na preparação de cafés admira secretamente uma artista plástica. Ela, por sua vez, é cliente costumeira do Café Aurora. O encontro desses dois personagens nos leva a um mundo de sensações diferenciadas. Um mundo em que as palavras valem menos do que a percepção.

- Viagem à Marte – Toinho Castro, 9min41s - (Audiodescrição: Gisele Silgom/ consultoria: Milton Carvalho)

Uma grande guerra, uma fuga para Marte, um novo mundo... 'Viagem a Marte' é uma narrativa de ficção cientí­fica construída a partir de outras narrativas. A proposta do filme é contar uma história nova a partir de imagens que já existem, imagens de arquivo. Velhos documentários sobre a corrida espacial e sobre a Segunda Grande Guerra são as fontes que alimentaram a história dessa viagem.

- Recife Frio – Kleber Mendonça Filho, 24min. - (Audiodescrição: Liliana Tavares/ consultoria: Milton Carvalho)

Um documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente e relata eventos inexplicáveis que transformaram a capital pernambucana numa cidade fria e chuvosa, revolucionando costumes de toda uma sociedade que surgiu tropical.


-Divulgação dos premiados da mostra competitiva

- Encerramento do festival


Descrição da marca VerOuvindo: centralizada sobre um fundo retangular preto de bordas rabiscadas a letra V branca, na horizontal, aberta para a direita, seguida de três parênteses laranja, em ordem crescente. Abaixo as palavras Ver na cor branca e Ouvindo na cor laranja formam uma só palavra, VerOuvindo, com as letras V e O em maiúsculo. Logo abaixo em letras brancas I Festival de filmes com audiodescrição do Recife.




Nenhum comentário:

Postar um comentário