1 de abr de 2014

Autismo será tema de audiência pública na CDH


 A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa promove na quarta-feira (2), a partir de 11h, uma audiência pública que terá como tema o Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Entre os convidados estão o senador Wellington Dias (PT-PI), que tem uma filha autista; o diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta, e a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Moraes.
 
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para a causa do autismo.


 Neste dia, o prédio do Congresso Nacional vai ser iluminado de azul, assim como muitos outros monumentos espalhados pelo mundo.
 
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que afeta, em graus diferentes de acordo com cada indivíduo, a capacidade de interação social, a comunicação e o comportamento. 


O médico Dráuzio Varela esclarece que o autismo pode afetar pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais meninos do que meninas. 


Os sintomas do transtorno podem dar os primeiros sinais nos primeiros meses de vida. No entanto, só ficam mais evidentes quando a criança completa três anos.
 
A audiência pública na CDH para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo vai ser interativa. A sociedade terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados nos serviços e-Cidadania e Alô Senado (0800-612211).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário