10 de abr. de 2014

Reatech: Novas tecnologias voltadas à acessibilidade e inclusão social

Logotipo da Reatech


As inovações de tecnologia assistiva sempre são as grandes atrações da REATECH | Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto, o maior evento de inclusão social da América Latina, a oportunidade e plataforma de negócios e relacionamento entre empresas e consumidores. 


Promovida pelo Grupo Cipa Fiera Milano, a 13ª edição será realizada de 10 a 13 de abril de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
 

Panorama Reatech 2014
 

- maior evento de inclusão social da América Latina;
 
- novidades tecnológicas (apresentadas por 300 expositores nacionais/ internacionais);
 
- empregabilidade - agências de emprego e empresas expositoras disponibilizam mais de sete mil vagas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e recebem currículos de candidatos;
 
- 50 palestras: mais de 30 temas sobre a especialidade e as pesquisas científicas na área;
 
- Auxílio para financiamentos/ crédito e isenção de imposto
 
- 40 horas de atividades sociais e culturais: equoterapia, apresentação de danças, quadra de esportes adaptada com basquete, vôlei, atletismo, bocha, dentre outras;
 
- test drive de veículos adaptados (Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Nissan, Renault, Toyota);
 
- 50 mil visitantes
 
- 35 mil m2 de área expositiva
 
- R$320 milhões em volume de negócios gerados durante o evento (*expectativa).
 
Panorama do setor
 
- quase 46 milhões de brasileiros têm pelo menos algum tipo de deficiência (mental, motora, visual ou auditiva)
 
- 24% da população total do país: participação das pessoas com deficiência nas regiões brasileiras: Sudeste (9,7%); Nordeste (7,4%); Sul (3,2%); Norte (1,9%); Centro-Oeste (1,7%);
 
- o Estado de São Paulo tem mais de nove milhões de deficientes
fonte: IBGE - censo/ 2010

 
Produtos na Reatech 2014


CIVIAM apresenta o Eye Mobile, a versão móvel do Tobii PCEye. Com o aparelho é possível controlar qualquer computador apenas com o olhar, criado como um método alternativo para comunicação. Com o Tobii PCEye GO, pode-se utilizar todas as formas de comunicação como escrever e-mails aos amigos e família, acessar redes sociais como o Facebook e o Twitter e manter as pessoas atualizadas por meio de um blog ou de um site pessoal. Também, novidades para as pessoas com baixa visão com os novos vídeos ampliadores Zoomax, incluindo o Snow 7HD, com uma tela widescreen de sete polegadas e design ergonômico –  proporcionando leitura por mais tempo. Há também espaço abaixo da câmera para  utilização de caneta, caso queira escrever.


Na linha de reabilitação infantil: o Timocco, um software com atividades divertidas e objetivos terapêuticos, que requisitam que a criança mexa os braços e pense de maneira lógica, por exemplo, fortalecendo suas habilidades motoras, de comunicação e atenção.


O CLAPP-IN é um aplicativo gratuito, inédito no mercado para plataforma mobile, no qual os usuários farão a avaliação da acessibilidade de espaços públicos e privados (hotéis, parques, atrações turísticas, casas de espetáculos, bares, restaurantes) para pessoas com deficiência. 


O principal objetivo é servir de ferramenta para que as pessoas possam compartilhar sua percepção e opiniões sobre os locais que frequenta para valorizar os lugares acessíveis, promover a melhoria dos serviços quando a avaliação deixou a desejar e promover a inclusão das pessoas com deficiência no turismo e lazer em suas diversas vertentes.
 

CAVENAGHI empresa que atua no mercado de adaptação veicular para pessoas com mobilidade reduzida, traz na Reatech diversos produtos: Banco Giratório Turny Evo, que facilita a  entrada e saída do carro, tanto para o passageiro, quanto para o motorista. 


Um dos  diferenciais deste modelo é a capacidade de adaptação do percurso de movimento giratório do banco e a inclinação ilimitada do encosto, oferecendo maior conforto na operação e no espaço para o usuário. 


Esta versão pode ser instalada em veículos altos (SUVs), pois possui movimento vertical facilitando a saída e entrada do usuário. Outro diferencial em relação às versões anteriores de bancos giratórios é que o Turny Evo é compatível com uma ampla gama de modelos de carros, sem a necessidade de aumentar o ângulo da porta.
 

LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual apresenta o Trident, uma impressora Braille que imprime com qualidade os dois lados da folha (sistema interponto) e os gráficos em alto relevo de 17dpi. Inclui o software Firebird para a criação de gráficos de alta definição.


O Prodigi, vídeoampliador com recurso de leitura falada, vem em modelo de mesa com um tablet, permitindo mais conforto ao usuário, em casa ou no trabalho, e ao mesmo tempo portabilidade para dispor de um videoampliador em qualquer lugar. 


Também, o sistema patenteado Diamond Edge permite não somente captar imagens digitais em alta definição para ser visionadas com todos os recursos tradicionais de sistemas de videoampliação, mas também escutados, mediante o recurso de reconhecimento óptico de caracteres e de síntese de voz. 


O Readit Scholar é simultaneamente um sistema de videoampliação em HD para perto e para longe e um escâner com voz que, em  segundos, faz o reconhecimento óptico de caracteres de textos nas imagens captadas e na fala mediante um recurso de síntese de voz. Sua câmera de 16 megapixels e zoom digital de 21X permite ler à distância o que o olho nu (com 20/20) é incapaz.
 

PHONAK desenvolve soluções de ponta para a perda auditiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Lança na Reatech o Lyric, primeiro e único aparelho auditivo de uso prolongado, onde não é preciso retirar o aparelho para tomar banho, nadar, exercitar-se ou dormir. Produto indicado para adolescentes, adultos e idosos, é adaptado dentro do canal auditivo - por uma fonoaudióloga ou otorrinolaringologista - e seu posicionamento a 4mm do tímpano, torna-o invisível além de proporcionar um som natural por 24 horas diárias. O usuário esquece que está com o aparelho auditivo, pode ficar meses com o Lyric, sem necessidade de trocar a pilha ou limpar o aparelho.
 
Sistema de FM garante acesso à informação de maneira clara e confortável quando ruídos e distância interferem na percepção e compreensão da fala. Também melhora a comunicação ao telefone e permite a conectividade dos aparelhos auditivos com dispositivos de áudio como MP3, televisão, GPS, etc. Desenvolvido na Suíça, o Sistema de FM já está disponível gratuitamente pelo SUS (desde 2013 para pacientes com idade entre cinco e 17 anos matriculados em escola regular) e funciona da seguinte forma: o interlocutor utiliza um microfone sem fio que transmite o sinal de fala para um minúsculo receptor de FM, que pode ser conectado a qualquer aparelho auditivo e/ou implante coclear. A Frequência Modulada é uma tecnologia assistiva, alternativa que resolve desigualdades, viabilizando o cumprimento da Lei que estabelece que alunos com perda auditiva sejam inseridos na rede de ensino.
 
PRODEAF é o primeiro aplicativo tradutor de português para a Língua Brasileira de Sinais. Com esta ferramenta de bolso é possível traduzir automaticamente pequenas frases para Libras através de texto escrito ou reconhecimento de voz, facilitando o aprendizado. 


Único que possui dicionário de Libras para navegação entre milhares de palavras em português, com tradutor, sem necessidade de conexão com a internet. O aplicativo ProDeaf Móvel está  disponível gratuitamente para surdos e ouvintes.
 
Na Reatech 2014, lançamento do  ProDeaf para Websites, uma solução que torna o website de uma empresa acessível em Libras. 


A interpretação é executada por um personagem animado em 3D, que pode ser personalizado e exclusivo. A tradução do conteúdo não é 100% automática, sendo revisada por intérpretes profissionais antes de ser disponibilizada, garantindo a equivalência entre o conteúdo original em português e a tradução para Libras. A estrutura gramatical de Libras é respeitada, permitindo aos surdos total compreensão do conteúdo em sua língua primária, pois o ProDeaf para Websites não utiliza português sinalizado.
 

VEMEX®, empresa brasileira que oferece soluções inovadoras e de alta tecnologia às pessoas com deficiência, apresenta na Reatech 2014 a cadeira de rodas modelo FALCO, que tem como principais características o perfil tubular de sessão oblongo, punhos "folding grip" em alumínio usinado, assento e paralamas fabricados em fibra de carbono, almofada do encosto e assento removíveis em material Dry System®.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
Reatech | XIII Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto

 
Quando: 10 a 13 de abril de 2014
 
ENTRADA GRATUITA  
Dias: 10 e 11, das 13h às 21h   e 12 e 13, das 10h às 19h  
Local: Centro de Exposições Imigrantes- Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

 - Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400



Fonte: Vida Mais Livre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário