16 de set. de 2014

Mineiro muda estilo de vida e reduz sintomas do autismo com a corrida

Foto de Bruno nas costas de seu pai Rafael


Que a atividade física é imprescindível para a saúde todo mundo sabe. Mas o que o adolescente Bruno Andrade Mamede, de Uberlândia (MG), descobriu com a corrida de rua foi além de uma simples atividade. Correndo há dois anos, ele ameniza os sintomas do autismo, síndrome que o acompanha desde os cinco anos de idade. 


O corretor de imóveis e pai do garoto de 12 anos, Rafael Tobias Diniz Mamede, contou que os tratamentos iniciaram em 2011 e no ano seguinte ele descobriu um programa no Rio de Janeiro, que dispensava medicamentos.


– Esse tratamento, chamado Véras, alia exercícios e atividades físicas à homeopatia. Entre essas atividades recomendadas, a corrida foi a que o Bruno mais se identificou e a gente vê o quanto tem feito bem a ele. Está mais calmo, menos ansioso – comentou.


Embora as expressões e socialização de Bruno ainda sejam um pouco limitadas, a família sente a evolução do corredor por meio do esporte. No início do tratamento ele corria um quilômetro, hoje ele já corre três. O paizão lembra como tudo começou e se diverte.


– Eu, ele e meu sogro caminhávamos toda semana e de repente uns “senhorzinhos” de 80 anos nos ultrapassavam. A gente achava aquilo inadmissível e foi assim que nos sentimos desafiados e começamos a correr também [risos]. Juntos – disse.


O avô e o pai começaram a acompanhar Bruno e corriam em competições oficiais. Porém, o mais jovem dos corredores terá a primeira experiência oficial no próximo fim de semana, na Uberlândia 10 Milhas. Bruno vai correr na categoria de 3 milhas. 


O momento é de grande expectativa não apenas para o uberlandense que será o centro das atenções, como para toda a família.


– Todos estão felizes com esse momento. A corrida libera a endorfina e traz alegria ao Bruno. Para mim também, claro, e por dois motivos. Um por vê-lo feliz e outro por eu poder correr ao lado dele – completou Rafael.




Nenhum comentário:

Postar um comentário