25 de set. de 2014

Primavera dos Museus no Piauí terá exposição para pessoas com deficiência visual

Foto do museu Casa de Odilon Nunes



A Primavera dos Museus chega a sua oitava edição com o tema 'Museus Criativos'. A ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) acontecerá entre os dias 22 e 26 de setembro em todo o país. 


A ideia do evento deste ano é retomar a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos museus para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridas e no Piauí contará com uma exposição para pessoas com deficiência visual.


A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e o Museu do Piauí (Casa de Odilon Nunes), propõem como parte de sua programação para este período a exposição 'A Forma das Sensações' que, inicialmente tem como público-alvo os as pessoas com deficiência visual. 


"Essa mostra tem como objetivo proporcionar, mesmo que temporariamente, a esse público, o acesso a parte do acervo artístico e histórico do Museu do Piauí", disse Scheyvan Lima, presidente da Fundac.


Segundo Dora Medeiros, coordenadora do Museu do Piauí, todo o percurso da exposição serão monitorado por professores ou guias que auxiliarão nas percepções das peças. 


"Vale ressaltar que cada peça terão etiqueta com descrição em Braille, o que dará também uma autonomia para o expectador", informou a coordenadora.


A Forma das Sensações é uma exposição para se sentir, uma experiência para se enxergar com os olhos da alma. Por esse motivo, a orientação da curadoria é que os visitantes não cegos façam o percurso de olhos vendados. 


"Assim, estaremos estimulando outras percepções, outros olhares, não apenas sobre as peças, mas sobre a outra pessoa, sobre ela mesma", disse Dora Medeiros.

 
Paralelo à experiência da exposição, o Centro de Apoio para Atendimento as Pessoas com Deficiências Visuais (CAP), a Associação dos Cegos do Piauí (Acep) e o Centro de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência Visual (Charce) estarão mostrando para a comunidade o processo de alfabetização em Braille, os instrumentos utilizados para esse a fim, os projetos interdisciplinares desenvolvidos, além do potencial de cada deficiente visual vem sendo estimulado em suas atividades de apoio.


Programação


Dia 23 (Terça-feira)
 

8h30 - Cerimônia de Abertura
 
9h - Apresentações culturais com alunos do CAP e do Charce
 
9h20 - Mesa-redonda: O que os olhos não veem, a pessoa sente
 
Mediação: Dora Medeiros (diretora do Museu do Piauí)

Participantes: Aluísio Gonzaga de Carvalho Filho (presidente da Acep); Luíza Maria Mendes (diretora do Charce); Márcia Raika e Silva Lima (gerente de Educação Especial da Seduc/PI); Osani Arimatea Soares (professora do Programa Educativo do Museu do Piauí).
 

10h30 - Abertura da exposição temporária 'A forma das Sensações'
 

- Mostra de materiais didáticos diversos adaptados para o ensino em braille (Charce e CAP)
 

14h - Visita mediada


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Dia 24 (Quarta-feira)



14h30 - Palestra Contribuições e perspectivas do núcleo de apoio da Acep: um outro olhar sobre a inclusão.
 
Palestrante: Carlos Alberto Medino da Rocha (coordenador do Núcleo de apoio da Acep)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Dia 25 (Quinta-feira)
 

8h30 - Exibição de vídeo
 
- Visita mediada
 

14h às 17h - 'Seminário: Práticas e perspectivas pedagógicas no espaço museológico.
 
- Para que servem os museus?, com o professor Anderson Michel de Sousa Miura (membro do grupo de pesquisa Vox Musei Artes + Patrimônio).
 
- A importância do pedagogo no Museu do Piauí, com Margareth Rose de Holanda Torres Veloso (supervisora do museu).
 
- O educativo e as práticas pedagógicas no Museu do Piauí, com Ariosvaldo Saraiva, Osani Soares, Elaini Pacheco, James Sousa (professores do Programa Educativo do Museu do Piauí).

- Narrar experiências históricas e culturais no Museu do Piauí, com Maryneves Saraiva Aréa Leão (professora da Universidade Federal do Piauí).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 26 (Sexta-feira)
 

9h - Visita mediada
 
14h30 - Gincana Pedagógica: Descobrindo a Casa de Odilon Nunes.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário