1 de set. de 2014

Secretaria de Trânsito libera cadastro de vagas especiais em Patrocínio, MG

Foto de uma placa de vaga especial
Começa a valer a partir de setembro o sistema de estacionamento rotativo em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção já podem se cadastrar para retirar as credenciais destinadas às vagas especiais na cidade. 


Os motoristas devem levar documentos pessoais até Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, das 8h às 11h ou das 13h às 17h.


Podem se cadastrar pessoas a partir de 60 anos e pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção. 


Para fazer o cadastramento, é necessário informar nome, data de nascimento, número da Carteira de Identidade, endereço, telefone e número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso das pessoas com deficiência, também é necessário levar o Código Internacional de Doenças (CID).


A credencial de vaga especial é padronizada e tem validade em todo o território nacional. Para ter direito ao benefício, os veículos devem exibir o documento no painel do veículo, com a frente voltada para cima.


Segundo o secretário municipal de Trânsito da cidade, João Cláudio Vasconcelos, os usuários das vagas especiais são isentos da cobrança da taxa, mas precisam estar devidamente identificados.


 “O uso das vagas sem a credencial poderá acarretar em multa e até na remoção do veículo”, afirma.


O novo sistema de estacionamento respeita a legislação do Conselho Nacional de Transito (Contran), que estabelece normas para destinação de vagas em estacionamentos públicos. 


De acordo com o órgão, 5% das vagas devem ser reservadas exclusivamente por idosos e 2% para veículos que transportem pessoas com de deficiência ou com dificuldades de locomoção.


A cidade deve receber 125 parquímetros, abrangendo 1.876 vagas. O valor do serviço será de R$ 1,20 por hora para automotores de pequeno porte, R$ 10 para caminhões de carga e descarga. 


O cartão ou talão será vendido em lojas credenciadas pela prestadora do serviço.


A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Patrocínio fica na Praça Dr. Olímpio Garcia Brandão, número 1452.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário