26 de out. de 2016

Final de semana tem Dança sem Fronteiras na Praça das Artes e no Minhocão





Nos dias 28 e 29/10, sexta e sábado, na Praça das Artes, acontecem apresentações do espetáculo Frestas do Olhar, dirigido pela premiada bailarina e coreógrafa Fernanda Amaral, da Cia. Dança sem Fronteiras – companhia que trabalha com e pela diversidade, formada por intérpretes de habilidades mistas (com e sem deficiência). No domingo, 30/10, é a vez do Minhocão receber o espetáculo.   


A produção faz parte do projeto Novas Fronteiras do Olhar, contemplado pelo 19º Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, que envolve um vasto programa de ações da companhia para promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos


Outras apresentações do espetáculo também acontecem no MAM, dia 05/11, no Parque da Luz, dia 20/11, e no Parque da Água Branca, dia 27/11.


Frestas do Olhar dá continuidade à pesquisa da Cia. Dança sem Fronteiras sobre o tema da visão e da criação de um novo olhar


Durante um ano a companhia investigou as relações entre o espaço corporal e o espaço urbano para montar seu novo espetáculo itinerante, feito para espaços abertos. 


Dramaturgia e coreografias do espetáculo foram criadas a partir da individualidade dos intérpretes com habilidades mistas, incluindo pessoas com e sem deficiência, e de suas formações variadas em dança. 


Com diversos corpos a companhia pesquisou as possibilidades dos intérpretes de se mover com o auxílio de tecnologias assistivas (muletas, andador e cadeira de rodas) ou não, tanto para facilitar o movimento como para modificá-lo e criar coreografias. Toda a pesquisa da Cia. tem como base o princípio de que não há um corpo certo ou errado, mas sim um corpo único. 


“Trabalhamos com e pela diversidade. Em meu trabalho celebro as diferenças e não procuro minimizá-las ou disfarçá-las. No momento estamos promovendo muitas ações pela cidade de São Paulo e o público, sempre convidado, pode ver e experimentar uma verdadeira inclusão”, afirma Fernanda.   



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário