14 de out de 2016

MIS apresenta exposição voltada para pessoas cegas






Até o dia 22/10 o Museu da Imagem e Som (MIS) recebe a exposição De Fotografia à Tactography™, que une a fotografia com a tecnologia de Tactography, um espécie de impressão em alto relevo.


Gabriel Bonfim é artista brasileiro, assina a exposição com uma montagem criada para pessoas com deficiência visual. 


“Os visitantes vão se deparar com um movimento diferente de uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™, enquanto isso, os que têm visão apreciam as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo”, comenta Gabriel.


A Tactography™ escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D.


O curador da exposição, o suíço Thomas Kurer dividiu em três séries. Duas delas destacam Andrea Bocelli, famoso tenor italiano  e o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. 


Cada série é composta por 12 imagens tridimensionais. A terceira parte é um pequeno recorte com cinco obras do trabalho autoral de Bonfim em fotografias tradicionais, propondo um olhar especial sobre pessoas em seus arredores, como séries sobre o grupo de fitness de rua Bar-Barians e dançarinos em Nova York e no Rio de Janeiro. 


Durante o período da exposição, haverá apresentações de piano com repertório de música clássica, incluindo canções de Andrea Bocelli.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário