21 de out de 2016

Memorial da Inclusão recebe mostra Impressões Táteis com esculturas em cerâmica



O Memorial da Inclusão recebe até o dia 29/10, de segunda a sexta, das 10h às 17h, a exposição Impressões Táteis, do escultor  Rogério Ratão. 


Trata-se de 12 obras de cerâmica que podem ser tateadas por pessoas com deficiência visual produzidas entre 1994 e 2015. 


As esculturas apresentam influências de artistas como Victor Brecheret, Lasar Segall, Constantin Brancusi e Amedeo Modigliani. 


O espaço fica na sede da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Barra Funda (SP).


O processo criativo de Ratão, que tem deficiência visual, é pautado na busca por referenciais artísticos adquiridos especialmente em visitas a museus, exposições e no rigor do aprimoramento de sua técnica, por meio da intensa produção, pesquisa e em sua atuação como professor de escultura de cursos para diferentes públicos no Museu de Arte Moderna de São Paulo. 


Além das exposições temporárias, o Memorial da Inclusão tem um acervo fixo que aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário