2 de mai. de 2013

Criado robô com sentido táctil



Pesquisadores do departamento de Engenaria Biomédica do Instituto Georgia de Tecnologia criaram um braço robótico capaz de identificar objetos pelo toque. 

Para completar tarefas com exatidão, o aparelho usa o seu sentido de toque aliado a uma visão computadorizada.

O 'tato' da máquina foi desenvolvido através de uma série de algoritmos, que fazem com que ela imite o comportamento humano. Por exemplo, ao encontrar um objeto, o robô pode dobrá-lo ou apertá-lo. E, através de parâmetros, a força do braço mecânico também foi limitada. Tudo isso é percebido através de uma pele sintética, cheia de sensores, que transmite informações para o processador do robô.

A ideia dos cientistas é que o robô possa ser usado para auxiliar idosos, encontrando objetos com facilidade. Outro uso seriam missões de resgate durante emergências.

O novo aparelho pode representar uma revolução na forma com que robôs são usados hoje. Normalmente, aparelhos industriais possuem sensores para evitar o toque humano, evitando, assim, acidentes. Com um senso de tato, essas extensões mecânicas se aproximam mais do cotidiano 'civil' e, também, das pessoas.

No vídeo abaixo, o robô ajuda um homem com deficiências físicas, confira: 


  
Fonte:  Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário