15 de mai. de 2013

Donos de terrenos de Balneário Camboriú (SC) devem adequar calçadas

Rampa na calçada com o símbolo da acessibilidade
A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, está intensificando a fiscalização das calçadas

O proprietário que não se adequar às exigências do município poderá ser multado. De março até maio, a Secretaria de Planejamento emitiu 150 notificações.

De acordo com a Prefeitura, a construção das calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel ou do terreno, que tem obrigação de construi-la de acordo com as normas da Prefeitura e mantê-la em perfeito estado de conservação. 

Os terrenos baldios também têm que ter calçada em boas condições. Nestes casos, é exigido apenas concreto simples e faixa para pessoas com deficiência visual.

O engenheiro civil Claudinei Triches, da Secretaria de Planejamento, explica como o proprietário deve proceder para adequar as calçadas à norma da Prefeitura. 

Segundo o engenheiro, a Prefeitura está fazendo diversas fiscalizações, detectando problemas e notificando os proprietários. "Com a notificação, o objetivo é que os proprietários saibam o que precisa ser feito e façam as adequações em um prazo de 30 dias. 

Em caso de reincidência, o dono do terreno pode ser multado", explica o engenheiro.

A multa é de um a cinco salários mínimos. Se após vistoria a calçada estiver da mesma forma, o valor da multa dobra. Segundo as normas exigidas, a calçada ideal tem faixa para deficientes visuais, piso antiderrapante, angulação correta e não tem desníveis. 

A Prefeitura está notificando e orientando os moradores e proprietários de terrenos que não estão cumprindo estas normas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário