21 de mai. de 2013

Cuiabá terá unidade do Centro-Dia de Referência

Estetoscópio é destacado sobre jaleco
A Prefeitura de Cuiabá se prepara para a implantação do Centro-Dia de Referência

Nos dias 21 e 22 de maio será realizada a oficina de alinhamento de informações sobre a implantação e a operacionalização dos serviços para pessoas com deficiência em Centros-Dia e residências inclusivas, das 9h às 18h, em Brasília (DF). 

Cuiabá irá participar com um representante, uma vez que receberá uma unidade do Centro-Dia.

Os objetivos da oficina são prestar apoio técnico e alinhar informações entre os estados, municípios e Distrito Federal, sobre os dois serviços da proteção social especial do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o “Plano Viver sem Limite. Trata-se dos Centros-Dia de Referência para jovens e adultos com deficiência e Residências Inclusivas para jovens e adultos com deficiência.

O Centro-Dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social que oferece serviço às pessoas com deficiência que, devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se.

A unidade também oferece apoio para o desenvolvimento pessoal e social, como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivo ao associativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário