3 de jul. de 2013

Menina autista de três anos pinta quadros valiosos

Iris pintando um dos seus quadros
Ela tem apenas três anos, é autista e, embora ainda não saiba falar, tem um talento extraordinário para se expressar com pintura. 

A pequena Iris Grace Halmshaw, uma menina inglesa residente em Leicestershire, impressiona o mundo com os seus quadros, que têm sido vendidos por valores que já chegaram às 1.500 libras cada (cerca de 1.750 euros).

"Começamos a encorajá-la a pintar para ajudá-la na terapia da fala e na concentração, mas percebemos que ela é realmente talentosa e consegue manter-se focada em cada obra durante um período de tempo incrível de aproximadamente duas horas", explicam os pais, Arabella Carter-Johnson e Peter-Jon Halmshaw, no site criado para divulgar as pinturas da menina.

"Decidimos partilhar a arte dela como forma de chamar a atenção para a sua condição de autista e para inspirar outras famílias na mesma situação, porque o autismo afeta, atualmente, cerca de 100 mil crianças no Reino Unido e os números continuam crescendo", acrescentam os progenitores.

Quando o fizeram, porém, Arabella e Peter-Jon não esperavam uma reação tão calorosa às obras da filha. A página dela no Facebook já ultrapassou os 6 mil fãs e, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, um colecionador privado acaba de comprar dois dos seus trabalhos originais por 1.500 libras (cerca de 1.750 euros) cada.

Além disso, os quadros estão a venda por, aproximadamente,  295 libras (aproximadamente 300 euros). Há planos de uma exibição a título individual em Londres,  que seguirá um leilão dos quadros.

"Nós preparamos as tintas, ela escolhe aquelas que quer usar e, quando precisa de mais, pede. O autismo fez com que desenvolvesse uma forma de pintar que nunca vimos numa criança da idade dela", afirmam os pais, orgulhosos, salientando que a menina tem uma grande compreensão "das cores e de como elas interagem entre si".


"Ela ilumina-se com entusiasmo e felicidade quando apresentamos os quadros ao mundo, isso a deixa sempre mais animada. A Iris encontrou uma forma de se expressar que é tão bonita que queremos partilhá-la", continuam os pais. 

Grandes progressos
 

Iris foi diagnosticada com autismo em 2011 e, desde então, tem feito enormes progressos. "Com a ajuda dos especialistas melhorou muito em um curto espaço de tempo", garantem Arabella e Peter-Jon, que contam que a filha adora a natureza, livros, fotografias, dançar em bicos de pés e que segura sempre algo na mão esquerda.
 

"Ela costumava perder-se nos livros, raramente estabelecia contato visual. Não queria nem sabia brincar conosco e ficava desesperada quando ficava perto de outras crianças. Agora brinca, comunica por meio dos próprios sinais e dorme muito melhor", congratulam-se ambos.
 

"Ainda temos um longo caminho a percorrer no que toca às competências sociais e à fala, mas estamos com bons dias. Uma das atividades favoritas dela é pintar", concluem os pais, que acreditam que a expressão dos sentimentos da menina pela arte tem ajudado o progresso de Iris.
 

Os quadros de Iris Grace podem ser consultados na página oficial da menina no Facebook, ou no seu site. Todos os lucros das vendas revertem para a compra de mais materiais de pintura e para o pagamento das sessões de terapia da menina. 


Foto: Iris Grace Painting

Fonte: Boas Notícias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário