10 de jul. de 2013

Jogos Paralímpicos do Rio 2016 terão recorde de participação de atletas mulheres

Símbolo das Olimpíadas
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) divulgou na última sexta-feira, 5, que os Jogos do Rio-2016 terão o maior número de atletas mulheres na história das Paralimpíadas

Além disso, a cidade maravilhosa terá 23 disputas de medalha a mais que os últimos Jogos, realizados em Londres, em 2012.

De acordo com os planos propostos pelo IPC, comunicados às federações internacionais nesta semana, o Rio receberá cerca de 4350 atletas de 22 modalidades. Eles competirão em 326 disputas por medalhas durante o período entre 7 e 18 de setembro de 2016.

Um dos maiores feitos comemorados pelo IPC é o aumento significativo do número de mulheres participando dos Jogos nos últimos 20 anos. 

Em relação aos dados das Paralimpíadas de Atlanta, em 1996, a quantidade de atletas do sexo feminino mais que dobrou, saltando de 790 para 1650. Nos Jogos de 2016, haverá aumento no número de disputas por medalha para as classes femininas no atletismo, ciclismo e natação.

Chefe executivo do IPC, Xavier Gonzalez acredita que os Jogos do Rio-2016 baterão recordes de participação: “Daqui a apenas três anos, o Rio de Janeiro sediará as maiores Paralímpiadas em termos de atletas e modalidades, continuando o tremendo sucesso de Londres-2012.”

Seguindo o comunicado do IPC, cada federação deve agora selecionar quais eventos se ajustam à sua distribuição de cotas e desenvolver um critério de qualificação, que será submetido à aprovação do IPC em novembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário