12 de jul. de 2013

Jogos Adaptados André Vidal de Araújo espera a inscrição de três mil participantes

pessoa em cadeira de rodas bate com raquete em bola de tênis
Com o objetivo de contribuir para a integração das pessoas com deficiência (PCD´s), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza de 19 a 25 agosto a II edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), em vários complexos esportivos da Cidade. 

Os interessados em participar do evento devem ficar atentos, pois as inscrições para as atividades seguem somente até a próxima segunda-feira (15), gratuitamente, pelo site http://semed.manaus.am.gov.br.

Idealizado pela professora de Educação Física, Shirley do Amaral Souza Rosa,  e tendo em sua direção geral o gestor Helivan Pinheiro Dantas, os Jogos Adaptados tiveram sua primeira edição realizada nos dias 22 e 23  de agosto de 2012, na Semana do Deficiente, onde contou com a participação de 600 alunos. 

Este ano, segundo a gerente de atividades especiais da Semdej, Laila Bruna de Aguiar, o evento pretende reunir três mil pessoas, de 30 entidades.

“Os Jaavas tem um propósito muito bonito, que é de integrar pais, alunos e professores através do esporte e de atividades lúdicas. E principalmente, o evento quer oferecer um momento diferente, de construção social e com situações inusitadas. 

Mas é importante dizer que os Jogos não são voltados para o rendimento esportivo dos alunos, mas sim para a valorização da qualidade de vida e descontração dos participantes”, comentou Aguiar.

Além das onze atividades adaptadas dos Jogos, como Bocha, Queimada, Tênis de Mesa, Goal Boll, Natação, Futsal, Voleibol, entre outros, o evento também vai apresentar duas ações inéditas que fazem parte da programação: A Jaavas Kids e a I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência.

“Todas as instituições podem inscrever quantas pessoas quiserem. O nosso objetivo é reunir o máximo de crianças, jovens e adultos, pois sabemos que ainda existem muitos PCD´s “em casa”, que não praticam nenhuma atividade e vivem isolados. 

Queremos chamar atenção dessas pessoas e socializar; incluir”, comentou a professora Shirley do Amaral, ao avisar que nove pessoas de outros estados, como do Rio de Janeiro e São Paulo, já garantiram sua vaga na Corrida. “A Corrida é para deficientes e não deficientes. Todos estão convidados”, disse.

Jaavas Kids

Os Jaavas Kids vão envolver crianças de 2 a 6 anos de idade. E as inscrições também podem ser feitas através do http://semed.manaus.am.gov.br, seguindo até 8 de agosto.  

O evento focado para os pequenos será realizado dia 24 de agosto, na quadra de esporte e na área da piscina da E.M. de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração), das 8h ao meio-dia.

O Jaavas Kids vai envolver natação adaptada de 25m livre, Arremesso da Bola ao Arco, Recolhendo as Bolas e Bola ao Cano.

I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência

A I Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa com Deficiência será realizada no dia 25 de agosto, nas categorias masculino e feminino, com percurso de 5Km, sendo a largada e a chegada à frente da E.M. de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração s/n, próximo a Semed). 

As inscrições para a Corrida são limitadas a mil atletas e podem ser feitas até dia 28 de junho, no site www.endurancemanaus.com.br, ao valor de R$34. 

A largada para Deficientes Visuais e Cadeirantes, Masculino e Feminino, será às 7h25; e para os pelotões de Elite e Geral Masculino e Feminino, às 7h30.


Mais informações
 

Os atletas inscritos receberão o kit do evento nos dias 23 e 24 de agosto, das 14h às 20h e das 9h às 14h respectivamente, na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (Rua da Penetração, esquina com a Rua Maceió, s/n Vila Amazonas, Parque Dez). 

Os kits somente serão entregues mediante a apresentação de um documento de identidade, e do recibo de inscrição original.


Fonte: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário