23 de out. de 2014

História do movimento das pessoas com deficiência é contada em documentário

Foto de vários símbolos da acessibilidade coloridos


No sábado, 18 de outubro, aconteceu o pré-lançamento do documentário Da invisibilidade à Cidadania: os caminhos da pessoa com deficiência, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo.


A estreia oficial do documentário, em rede nacional, está prevista para 09 de dezembro na TV Cultura.


Estiveram presentes os participantes do documentário, entre eles a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella.


Produzido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em coprodução com TV Cultura e  Produtora Gatacine, o documentário tem direção de Marcelo Galvão, diretor do longa metragem Colegas, filme protagonizado por jovens com síndrome de down. A estreia nacional fica prevista para dia 09 de dezembro, na TV Cultura.
 
O documentário tem duração de 50 minutos e conta um pouco sobre a história do movimento social e político das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos no Brasil, tendo como foco as memórias de militantes e lideranças atuantes desde meados de 1981 - proclamado pela ONU como Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD).
 
O objetivo do documentário é trazer ao conhecimento público a existência do movimento das pessoas com deficiência, além de servir como referencial aos pesquisadores, aos novos ativistas e ao público em geral uma perspectiva histórica do movimento das pessoas com deficiência. O vídeo conta com os recursos de acessibilidade, legenda, Libras e audiodescrição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário