6 de out. de 2014

Mulher com deficiência física não consegue votar após ter seção transferida no ES

Foto de Josely em sua cadeira de rodas
 

Uma mulher com deficiência física não conseguiu votar, no início da tarde do domingo (5), após ter a seção transferida do térreo para o primeiro andar, na Escola Municipal Álvaro de Castro Mattos, em Vitória (ES)


A advogada Josely Pessanha contou que o local não tem rampa de acesso para pessoas com deficiência e, por isso, teve que deixar o local sem exercer o direito de voto. 


Em resposta, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) informou que a seção deve criar condições para qualquer eleitor votar, desde que, neste caso, a deficiência seja informada ao cartório eleitoral dentro do prazo.


Josely chegou à escola por volta das 12h e, ao procurar a seção de votação, foi avisada sobre a mudança. 


“Eu sempre votei no térreo. Quando cheguei para exercer meu direito, descobri que fui transferida para o primeiro andar e teria que subir escada. Sou deficiente e não tenho como fazer isso. Além disso, não há acessibilidade nesse lugar. Quero exercer meu direito de cidadã e não vou poder”, reclamou a advogada.


De acordo com a eleitora, outras pessoas conhecidas também enfrentaram dificuldades por conta das mudanças. “Conheço gente que tem problema na perna e não pode fazer esforço. Além de ser desrespeitoso mudar sem avisar ao eleitor”, falou Josely.


O TRE informou que o erro não acontece caso as dificuldades do eleitor sejam informadas a tempo. Segundo o órgão, como a eleitora não conseguiu exercer o direito, ela deve justificar o voto.


Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário