23 de out. de 2014

Conferência internacional promove abordagem diferente para o tratamento do autismo

Foto do pôster da Conferência

Profissionais brasileiros que lidam com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão conhecer e aprofundar-se em um tratamento pouco difundido no país. 


A Conferência Internacional DIR/Floortime no Brasil, que acontecerá nos próximos dias 24 a 26 de outubro, em Itaperuna, no Rio de Janeiro, mostrará que é possível estimular o desenvolvimento através do respeito às características individuais.


O encontro, destinado a médicos, demais profissionais de saúde e educadores, detalhará o modelo DIR  (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) com abordagem Floortime, que visa o desenvolvimento das capacidades de comunicação, interação, resolução de problemas lógicos, realização de atividades do dia a dia e de aprendizado, enfocando a individualidade (reações aos sons e aos toques, preferências, vontades e emoções) e a forma como as crianças se relacionam com a família e cuidadores.


“É um modelo eficaz e humano, mas, por enquanto, poucas instituições o utilizam”, afirma a fisioterapeuta Claudia Boechat, vice-diretora geral da Faculdade Redentor e presidente da comissão organizadora da conferência. 


“Nosso objetivo é propagar o método e incentivar profissionais a aprenderem os conceitos, que são simples e podem ser usados nas atividades clínicas diárias com um ótimo ganho para o paciente e sua família”, acrescenta Boechat, que também é idealizadora do portal Capeia Azul.


Fonte: Vida mais livre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário