13 de jun. de 2013

Deficiente física de Vitória relata dificuldades ao andar em calçadas

Símbolo de acessibilidade
Buracos, pedras, raízes de ávores e sacolas de lixo são encontradas nas calçadas dos bairros de Vitória (ES)


A pensionista Ana Maria Silva Santos, de 44 anos, sempre andou de cadeira de rodas e relatou que encontra dificuldades pela cidade todos os dias. Vereadores convidaram a população para discutir o assunto, na segunda-feira (10), na Câmara Municipal. 

A proposta é que a prefeitura fique responsável pelas calçadas. Segundo o órgão, o prefeito Luciano Rezende está analisando a proposta.
 

As calçadas são de responsabilidade de quem tem o imóvel em frente a elas. De acordo com a pensionista, usar cadeira de rodas em Vitória é uma tarefa complicada. 

"A cidade não está preparada  para receber cadeirante. Eu tenho muita dificuldade de passar nestes buracos e eu sempre encalho. Volta e meia uma pessoa vem me ajudar, senão eu não consigo", afirmou.
 
Ela ainda contou que os obstáculos são constantes. Algumas placas de sinalização também são instaladas no meio das calçadas. 

"Aqui tem esse poste, eu passo, mas se a cadeira fosse mais larga, eu não passaria. Eu passo rente, muito rente. Além disso, o pessoal coloca lixo próximo ao buraco e piora mais ainda para passar. Para subir, eu tenho que voltar e subir de novo", completou.

Os moradores se mostraram preocupados com a falta de acessibilidade nas ruas da capital. "Para nós, é muito importante, porque tem certo lugares de Vitória que as calçadas estão em péssimo estado e tem muitos problemas para os cadeirantes andarem", pontuou o estudante Micheias dos Passos.

Segundo a vereadora Neuzinha de Oliveira, a população também está preocupada com a verba para resolver o problema, mas ainda não é o momento para essa discussão. "É uma questão de todos do município. Mas ter dinheiro ou não, não compete ao povo discutir e se preocupar com isso. É uma responsabilidade do poder público", disse.


A proposta de passar a responsabilidade para a prefeitura foi encaminhada para o prefeito de Vitória. Ele vai passar para as secretarias de Desenvolvimento e de Obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário