11 de jun. de 2013

Grande ABC estuda firmar parceria com a AACD

cadeira de rodas
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABCSite externo. estuda a possibilidade de formar parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) para atendimento a pessoas com deficiência. 

Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 611 mil moradores da região convivem com algum tipo de deficiência, o equivalente a 24% da população.

Embora a entidade não tenha projetos para construção de outras sedes, a ideia é que haja ação conjunta com o poder público. 

“A parceria envolveria fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e realização de cirurgias. Também queremos capacitar profissionais de reabilitação para atender casos mais complexos e professores das redes municipais na questão da inclusão, além de pensar políticas de acessibilidade”, explica o coordenador do GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro.

O interesse pela ação conjunta ocorreu durante visita de Chioro, do presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e dos secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania e Serviços Urbanos, Márcia Barral e Tarcísio Secoli, respectivamente, à sede da AACD na quinta-feira, em São Paulo.

Chioro ressaltou que a parceria se integraria a possível instalação de uma unidade Lucy Montoro, que também atende pessoas com deficiência. 

A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, admitiu a necessidade da rede na região, mas disse que a definição sobre o assunto seria tomada em reunião ainda sem data definida.

Já a discussão da parceria entre região e AACD deverá ocorrer em reunião ordinária a ser realizada em julho, com a presença de todos os secretários de Saúde do Grande ABC.
 
SÃO CAETANO

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, assinou na quarta-feira convênio com a AACD para fornecer, adaptar e revisar produtos ortopédicos de forma gratuita às pessoas com deficiência da cidade. A estimativa é que 700 pessoas sejam beneficiadas com a parceria.

Para participar da ação, é necessário ser morador de São Caetano há pelo menos dois anos, apresentar laudo comprobatório da deficiência permanente e comparecer à Secretaria das 

Pessoas com Deficiência (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), dentro do Atende Fácil, onde será feita triagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário