12 de jun. de 2013

Apae Salvador desenvolve projeto para inclusão de novos alunos

Mão segura giz, que escreve na louza
Para pais interessados em modificar ativamente as estatísticas do cenário estadual e nacional da educação inclusiva no ensino superior, a opção é começar desde cedo a trabalhar as potencialidades das crianças com deficiências. 

Nesse sentido, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salvador desenvolve um programa específico para que baianos conheçam as atividades desenvolvidas em sua sede no bairro da Pituba.

O programa Portas Abertas à Comunidade é o principal modo de ingresso de novos alunos na Apae. 

Todas as terças-feiras, às 7h30, ocorre uma visitação guiada em que as famílias das crianças podem ter contato com as instalações da escola e também com a coordenação pedagógica da instituição. 

Eles são acompanhados por educadores da sede e recebem explicações sobre todas as oficinas e atividades que são desenvolvidas pelos professores.

Caso os pais tenham interesse, eles podem conversar com o serviço social da instituição para tentar conseguir uma vaga na instituição. 

 "Depois disso, a família vem com a criança e vai passar por toda uma triagem de uma equipe multidisciplinar: neurologista, psicólogo, pedagogo e fonoaudióloga", explica a professora Ana Beatriz Araújo. "É feito um estudo de caso e, dependendo da demanda dessa criança ou adolescente, ele vai para um dos nossos projetos".

Na Apae, são desenvolvidas atividades com o intuito de desenvolver diversas habilidades dos estudantes: atenção, percepção, memória, linguagem, imaginação, criatividade, dentre outras. "Nossas oficinas são os espaços onde os meninos desenvolvem seus potenciais nas mais diferentes áreas", complementa Araújo.

Há oficinas de diversos tipos, dentre elas a de informática educativa, onde os alunos são estimulados a partir de softwares especificamente programados para auxiliar este público-alvo. Através deles, os professores facilitam discussões sobre o uso consciente das redes sociais, por exemplo. Outras têm como objetivo exercitar as linguagens escrita e oral dos estudantes, bem como desenvolver suas aptidões artísticas.


Programa Portas Abertas à Comunidade (Apae Salvador)   
 
Data: Todas as terças-feiras  
Horário: 7h30  
Local: Rua Rio Grande Sul, 545, Pituba
Contato: (71) 3270-8342

Nenhum comentário:

Postar um comentário