19 de jun. de 2013

Semed incentiva inclusão social de pessoas com deficiência em Manaus

Logo dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo
Foi com este lema que a Secretaria Municipal de Educação de Manaus, por meio da Gerência de Educação Especial, lançou na manhã da última segunda-feira, 17, o 2º Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que este ano tem como slogan a frase “Nossa estrela precisa brilhar”. 

O evento foi criado para integrar socialmente os alunos deficientes por meio das atividades lúdicas e esportivas e criar condições que favoreçam o desenvolvimento dos alunos em seus aspectos cognitivo, motor, afetivo e social.

A expectativa da coordenação é que mais de dois mil competidores participem das atividades nas modalidades de atletismo, basquetebol, voleibol, futsal, natação, goal bol, bocha, jogos recreativos adaptados, tênis de mesa e queimada. 

O público alvo são pessoas com deficiência intelectual, síndrome de autismo, deficiente visual, deficiente auditivo e paralisia cerebral, que façam parte da rede municipal de ensino ou de entidades filantrópicas como Apae e Instituto Felipo Smaldone.

Segundo a Gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, o Jaavas vai muito além de uma mera atividade esportiva, e ajuda no desenvolvimento pedagógico dos alunos especiais da rede municipal de educação. 

“É de grande relevância porque eleva a autoestima dos alunos, fazeno com que se sintam capazes. Eles ficam entusiasmados e esse entusiasmo ajuda nas práticas pedagógicas oferecidas. Por isso, é importante a participação deles e a disponibilização dos pais para darem apoio e acreditarem principalmente no potencial de seus filhos”, afirmou.

O Secretário de Educação, Pauderney Avelino, participou do lançamento do 2º Jogos Adaptados André Vidal de Araújo e parabenizou a iniciativa da coordenação. 

Segundo ele, a Semed dará todo o subsídio necessário para que a competição seja um sucesso. “Podem contar conosco em tudo o que for preciso. Os jogos desse ano serão melhores que a do ano passado e vamos trabalhar para que ano que vem seja ainda melhor do que a segunda edição”, disse.

Os jogos estão abertos à toda sociedade e os alunos especiais da rede municipal, estadual, particulares e demais entidades podem participar da rede, segundo a coordenadora do Jaavas Shirley Amaral

“As inscrições estão abertas até para alunos do interior. Basta fazer a inscrição no site e entregar na Escola André Vidal até o dia 15 de julho”, afirmou Shirley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário