22 de jul. de 2013

Alan Fonteles é campeão mundial com direito a recorde nos 200m

Alan Fonteles faz pose ao lado do letreiro que traz seu tempo: 20s66

A pista de atletismo do Stade Du Rhône conheceu nesta tarde de domingo, 21, o novo recordista mundial dos 200m, classe T43 (bi amputado). 

Com o tempo de 20s66, o brasileiro Alan Fonteles, integrante do Time São Paulo, garantiu a medalha de ouro e se tornou o homem mais rápido do planeta na distância entre os bi-amputados. 

Ele derrubou o recorde do sul-africano Oscar Pistorius, de 21s30, em setembro do ano passado.

“Sempre quis correr abaixo dos 21 segundos esta prova. Mas o plano era ser campeão mundial, e aconteceu. Agora, não esperava o recorde. Estou me segurando para não chorar”, disse. 

“Quando entrei na reta, olhei para o telão e vi que os adversários estavam distantes, passei a mirar o relógio na linha de chegada e vi os segundos passando devagar: dezoito, dezenove. 

Eu estava muito rápido e percebi que poderia bater o recorde. Quando olhei 20s66, a minha felicidade foi imensa”, contou.

Alan agora é campeão paralímpico, mundial e recordista do mundo nos 200m. Ele também acumula o feito de ser o dono da melhor marca nos 100m, registrada em junho, no Open de Berlim, na Alemanha (10s77).

“Estou fazendo um trabalho muito bom com o Time São Paulo. O professor Amauri, que é o meu técnico, me acompanha todos os dias. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a minha família me ajudam muito também”, afirmou

Extasiado, Alan aproveitou a conquista para mandar um recado para aquela que considera sua principal torcedora, a noiva Lorranny Moura. 

Com os olhos marejados, ele dedicou a vitória à ela. “Ela que aguenta os meus treinos, as minhas viagens e fica no Brasil chorando de saudade. 

Vamos casar em 23 de novembro e quero aproveitar para pedi-la em casamento oficialmente”, disse o romântico recordista mundial dos 100m e dos 200m, T43.
 
Time São Paulo
 
O Campeão mundial Alan Fonteles é um dos integrantes do Time São Paulo, uma parceria do CPB com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que apoia 41 atletas de nove modalidades.
 
Perfil Alan Fonteles
 
Data e local de nascimento:
21/8/1992, Marabá (PA)
Peso: 64kg
Altura: 1,72m
Classe: T43
 
Principais conquistas: Ouro nos 200m nas Paralimpíadas de Londres 2012; prata nos 200m e bronze nos 100m nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; bronze nos 100m no Mundial de Christchurch 2011 e prata nos 4x100m nas Paralimpíadas de Pequim 2008.

Devido a uma sepsemia, gerada por uma infecção intestinal, Alan Fonteles teve de amputar as duas pernas aos 21 dias de vida. 

Começou a praticar o atletismo aos 8 anos. No começo, o paraense corria com próteses de madeira e aos 15 anos ganhou seu primeiro par de próteses de fibra de carbono para estrear nos Jogos Paralímpicos, em Pequim-2008. 

Em junho deste ano, em uma competição em Berlim, Alemanha, ele se tornou o homem mais rápido nos 100m em sua classe, com o tempo de 10s77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário