16 de jul. de 2013

Aprovado projeto de sinal sonoro nos semáforos de MS

Símbolo de pessoa com deficiência visual
Em segunda discussão e votação, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 74/2013, de autoria do presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), que permite a instalação de sinais sonoros nos semáforos para pedestres nas principais vias públicas de Mato Grosso do Sul

A proposta que visa facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual segue para a sanção do governador André Puccinelli.

Pela proposta, aprovada por unanimidade, os semáforos terão diferenciação sonora, indicando o momento de travessia ou de espera, em ambos os sentidos, para que as pessoas com deficiência visual possam acompanhar as etapas e cruzar o logradouro com segurança.

A instalação dos dispositivos sonoros terá como prioridade os locais próximos aos institutos e escolas voltados para o tratamento e ensino da pessoa com deficiência visual bem como o centro da cidade onde há uma grande circulação de pessoas e automóveis.

Ainda segundo o projeto, a implantação dos dispositivos sonoros será precedida de campanha informativa e educativa, destinada à população em geral e aos condutores de veículos em particular.

Jerson justifica que a instalação desses semáforos especiais deverão evitar acidentes e proporcionar a igualdade de direitos ao deficiente visual. 

“Hoje, sem a sinalização, o cego se vê perdido nas ruas, sempre esperando uma ‘boa alma’ para auxiliá-lo, além de estar em grande perigo ao fazer a travessia dos logradouros sem qualquer tipo de ajuda sonora, por exemplo”.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário