22 de jul. de 2013

Sine estimula contratação de pessoas com deficiência

Mão segura carteira de trabalho
O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Resende (RJ) está trabalhando para cadastrar mais pessoas com deficiência em seu quadro de candidatos. 

De acordo com a coordenadora Cláudia Balieiro, a unidade oferece a infraestrutura e o atendimento adequados às pessoas com deficiência, garantindo a inclusão social.

Gerenciada pelo Governo do Estado em parceria a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), a unidade é adaptada para receber cadeirantes e pessoas com deficiência, que vão ao posto se cadastrar para as vagas disponíveis ou participar de entrevistas com empresas que utilizam o espaço cedido pelo município.

Segundo a coordenadora, o cadastro dessas pessoas tem sido um grande trunfo das empresas da região focadas em cumprir a Lei de Cotas (Lei 8.213, de 24 de julho de 1991), que possibilita a centenas de milhares de pessoas com deficiência o emprego formal no país. 

Esta lei determina que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência, conforme o total de empregados.

“Sob a orientação do prefeito José Rechuan e do secretário Kiko Besouchet, estamos recadastrando constantemente todas as pessoas com deficiência em nossa unidade e, alertando aquelas que não conhecem o SINE, sobre a oportunidade de vir realizar o seu cadastro e aguardar uma oportunidade. 

Nossa unidade é totalmente adaptada e o atendimento é rápido e eficiente”, afirma a coordenadora, ressaltando que, na parceria com entidades representantes das pessoas com deficiência, somente a APADEVIR já indicou praticamente 300 currículos ao SINE Resende.

O secretário de Emprego e Renda, Kiko Besouchet, afirma que a inclusão social tem atenção especial no governo municipal. 

“O SINE Resende está pronto para atender a demanda de pessoas com deficiência e indicar cada vez mais trabalhadores aos postos de emprego das empresas da nossa região. 

Os interessados devem proceder ao cadastro no posto, que funciona à Rua Ezequiel Freire, nº 71, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. 

O SINE fornece seu cadastro e convoca aqueles conforme perfil de cada vaga. Eles recebem carta de encaminhamento que deve ser apresentada na empresa responsável pela vaga. Após entrevista o empregador informa a contratação ou não do candidato”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário