A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Rede de Reabilitação Lucy Montoro e com o apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).
São encontros abertos ao público, realizados de julho a dezembro, e que reúnem especialistas e autoridades voltados a construção de um município mais inclusivo.
O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de implementar e consolidar políticas públicas que contemplem os direitos das pessoas com deficiência.
Em Novo Horizonte, o encontro teve a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini; o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, Sebastião Miziara; o prefeito de Novo Horizonte, Toninho Belão; o deputado estadual, Itamar Borges; além do Assessor de Paradesporto, professor Vanilton Senatore e do Assessor Parlamentar, Carlos Cruz, ambos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Secretário Adjunto, Marco Pallegrini destacou que o Brasil tem características inigualáveis e diferentes de outros países na questão de superar barreiras de preconceito. “Foi assim com a escravidão e está sendo assim para com as pessoas com deficiência”.
Pellegrini reconhece que as barreiras são derrubadas com união de esforços. “Avançamos muito graças ao apoio das instituições e entidades de inclusão”.
Pellegrini também ressaltou que os “frutos” das duas caravanas anteriores já estão sendo “colhidos”. “Basta ver onde há Conselhos formados e onde as leis em favor do nosso público estão em execução, e aí veremos as regiões que percorremos em 2010 e 2011”.
Neste primeiro encontro de 2012, em Novo Horizonte, aconteceram palestras sobre o Paradesporto e sobre as Ações da Secretaria, idealizadas pelos assessores Vanilton Senatore e Carlos Cruz, respectivamente. Um dos diferenciais desta edição da Caravana foi o desfile de Moda Inclusiva, um dos projetos da Secretaria, apresentado sob a orientação da gestora Daniela Auler, com participação de pessoas com deficiência.
A participação é aberta à população. Todos estão convidados.
Sobre a Caravana
A Caravana consiste em uma série de encontros regionais, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania, reabilitação, entre outros.
Além do fomento a políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, a Caravana também apresenta ao público as ações e programas da Secretaria voltados ao público com deficiência.
A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento.
Calendário da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania de 2012
Botucatu – 4 de agosto
Garça – 18 de agosto
Bananal – 1º de setembro
Mogi Guaçú – 15 de setembro
Itapeva – 29 de setembro
Orlândia – 20 de outubro
Paraguaçú Paulista – 10 de novembro
Andradina – 24 de novembro
Cotia – 8 de dezembro
Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário