6 de ago. de 2012

Censo vai contar as pessoas com deficiência de Nova Iguaçu (RJ)

"Objetivo é criar políticas públicas para atender suas necessidades."


Símbolo da acessibilidade
Pesquisa organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) vai levantar o número e traçar o perfil de moradores da cidade que tem algum tipo de deficiência.

 O objetivo é usar os resultados para discutir políticas públicas de inclusão. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência estima em pelo menos 63 mil os moradores de Nova Iguaçu com deficiência. Mas apenas 4.800 estão cadastrados nos programas sociais.

A professora Maria das Graças Oliveira, de 50 anos, que usa um triciclo adaptado por ela, está otimista com a realização do censo. Ela diz acreditar que ele fará com que a questão seja olhada com mais atenção, pois mostrará quantas são as pessoas com deficiência e quais são as suas dificuldades.

Segundo ela, a situação é tão ruim que muitas pessoas com deficiência não saem de casa por sentirem medo. “A gente encontra vários obstáculos para fazer aquilo que temos direito, como trabalhar, passear, pagar as contas, andar de ônibus”, afirma Maria da Graças.
Este ano, a prefeitura produziu a cartilha ‘Passeio Para Todos’. O objetivo é incentivar a criação de espaços urbanos de uso público livres de barreiras físicas.

Para participar do censo, o interessado deve preencher o formulário no site www.novaiguacu.rj.gov.br. E, em seguida, encaminhá-lo para semdpdef.censo@gmail.com. A pessoa com deficiência ou o responsável que não têm acesso à Internet pode retirar o questionário no Paço Municipal, que fica na Rua Athaíde Pimenta de Moraes 528. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário