15 de jan. de 2013

Anatel abre consulta pública para promoção de acessibilidade nos serviços de telefonia fixa

Imagem do teclado de um telefone
Até o dia 25 de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está com consulta pública sobre promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos serviços de telefonia fixa.

 O edital n° 52/2012, objetiva a padronização do formato e identificação das teclas do telefone. As contribuições serão recebidas via portal na internet, carta, fax ou e-mail.

De acordo com os dados que forem coletados, a proposta vai acrescentar dois parágrafos ao artigo 48 do Regulamento da Interface do Usuário – Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), em que estabelece as características técnicas, funcionais, e de sinalização.

A partir da nova resolução, os fabricantes de telefonia fixa deverão dispor as teclas de forma sequencial e uniforme, possibilitando a identificação para o usuário com deficiência visual a partir da tecla 5. O acréscimo estabelece também que, os terminais de vozes que utilizem a tecnologia de tela sensível ao toque, estejam dispensados da obrigação.

No site da Anatel está disponível a íntegra da Consulta Pública, assim como o endereço físico e eletrônico para envio das manifestações, além de telefone-fax. As manifestações serão recebidas até às 18h do último dia de consulta.

Agência Nacional de Telecomunicações

 

Superintendência de Radiofrequência E Fiscalização
Consulta Pública n°
52, de 3 de dezembro de 2012
Setor de Autarquia Sul – SAUS – Quadra 6, Bloco F, Térreo – Biblioteca
70070-940 – Brasília – DF – Fax (61) 2312-2002
E-mail: biblioteca@anatel.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário