A capital sul-mato-grossense será uma das cidades premiadas pelo Projeto “Compromissos da Gestão Pública com a Educação Inclusiva” promovido pelo Instituto Rodrigo Mendes (ONG) em parceria com o Ministério da Educação.
Além do reconhecimento público nacional, entre os prêmios concedidos
estão 30 livros técnicos e a publicação do trabalho premiado em livro
pela Editora Summus.
O projeto faz parte da plataforma web diversa (www.diversa.org.br), criada em 2011 pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MEC.
Com objetivo de dar visibilidade a práticas de educação inclusiva
que já estejam sendo desenvolvidas e transformá-las em fonte de
referências, por meio de estudos de caso, vídeos e relatos de
experiências.
O projeto, que obteve participação inicial de 55
municípios (Secretarias Municipais de Educação), selecionou cinco para
serem premiados, entre eles Campo Grande.
Para alcançar este resultado, a Secretaria Municipal de Educação de
Campo Grande por meio da Divisão de Educação Especial passou por uma
avaliação acerca de todos os compromissos assumidos, sendo avaliada nos
critérios: relevância dos compromissos, quantidade e implementação das
ações.
Entre os itens considerados destacaram-se ações para a promoção
de acessibilidade, formação de professores, permanência e qualidade de
ensino, autonomia para definir a quantidade de compromissos,
investimento na proximidade com as famílias por meio de compartilhamento
de informações em seminários e cartilhas.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Volmar Vicente
Filippin a premiação representa o compromisso da atual administração com
a inclusão na educação.
“O prefeito Nelson Trad Filho nos deu a
autonomia e a liberdade de desenvolver os trabalhos e o resultado disso é
o comprometimento com a inclusão no educação, o que representa que toda
família que procura a rede municipal é atendida”, salienta.
Ele
ressalta que o número de alunos especiais triplicou na rede municipal.
Em 2005, eram 439 e somente uma sala de recurso multifuncional.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação (Reme) atende uma demanda de
1.800 alunos especiais que utilizam 58 salas de recursos.
O reconhecimento vem do esforço de manter as salas multifuncionais, os
núcleos pedagógicos entre eles o Núcleo de apoio pedagógico ao aluno com
surdez, os núcleos de deficiência física e Paralisia cerebral, o Núcleo
Municipal de Apoio Psicopedagógico, o Núcleo de produção braille e tipos ampliados e o Núcleo de Apoio aos Centros de Educação Infantil.
Para atender os alunos, a Reme disponibiliza os Serviços de Apoio
Pedagógico Especializado que se caracterizam pelos recursos humanos e
materiais. Nas unidades escolares são 50 intérpretes de libras, 147
professores auxiliares, 90 estagiários do curso de Pedagogia e ainda
assistentes de Inclusão Escolar que atuam no desenvolvimento de
atividades auxiliares de caráter socioeducacionais.
Conheça os Núcleos de Apoio
- Núcleo de apoio pedagógico ao aluno com surdez (Naps) – objetivo é
garantir o apoio pedagógico ao educando com surdez, de forma mais
adequada possível às necessidades lingüísticas, educacionais e
culturais. Acompanhamento dos alunos, orientação aos familiares e
professores regentes tradutores intérpretes da Língua Brasileira de
Sinais (Libras).
- Núcleo de deficiência física (DF) e paralisia cerebral (PC) - formado
por equipe multi e interdisciplinar composta por fisioterapeuta,
fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, com finalidade de minorar as
dificuldades encontradas por estes alunos e também pelos profissionais
de educação, promovendo a interação no meio escolar, facilitando o
processo de ensino e aprendizagem e, por fim, a inclusão.
- Núcleo de Produção Braille e tipos ampliados (NPBTA), constitui-se em
um Centro de Referência da Reme na área da deficiência visual com
equipamentos, tecnologias e recursos humanos especializados.
É resultado do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), do projeto CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual em parceria com a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (Abedev) e Prefeitura.
É resultado do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), do projeto CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual em parceria com a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (Abedev) e Prefeitura.
- Núcleo Municipal de Apoio Psicopedagógico (Numaps) - organizados em
pólos sediados nas unidades escolares para subsidiar o atendimento
educacional especializado acompanhado de forma sistemática e dinâmica,
implementando orientações de apoio preventivo e interventivo.
- Núcleo de Apoio aos Centros de Educação Infantil - realiza atendimento especializado e orientações pedagógicas.
- Núcleo de Educação Profissional Inclusiva (DEE) - é o mediador de inserção da pessoa com deficiência não limitante ao mercado de trabalho.
Fonte: http://www.acritica.net/
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