22 de jan. de 2013

Sesau entrega 184 cadeiras adaptadas a crianças com deficiência

Mulher em cadeira de rodas está à frente do mar
O governo de AlagoasSite externo. investiu cerca R$ 245 mil com a aquisição de 184 cadeiras adaptadas destinadas a crianças e adolescentes com deficiência

As doações iniciaram nesta segunda-feira (21), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e contou com a participação do gestor estadual da pasta, Alexandre Toledo, e o superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente.

Um dos contemplados foi Lázaro Daniel da Silva Schlick, de 11 anos, que tem paralisia cerebral

“A cadeira adaptada foi uma bênção, porque ele apenas fica na cama e a única forma de sair dela é no braço de alguém. Agora vai facilitar muito a locomoção dele”, disse a mãe, Marta Pauline da Silva Schlick.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o investimento é do tesouro Estadual, visto que o Sistema Único de Saúde (SUS) apenas dispõe de cadeira simples e de banho. 


“Essa é uma demanda da população, que o governo do Estado atende para beneficiar crianças e pais que convivem diariamente com as dificuldades de múltiplas deficiências”, declarou Toledo.
 

As síndromes, paralisias e deficiências graves são algumas das doenças que demandam uma cadeira adaptada para garantir qualidade de vida a pessoa com deficiência, como é o caso de Jéssica Oliveira de Araújo, de 19 anos, que nasceu com artrogripose (deformidade nas articulações e nos músculos). 

“Eu utilizava a cadeira simples, agora vou me adaptar a nova, que já percebi que me proporciona maior conforto”, disse a estudante.
 

De acordo com a diretora estadual de Atenção Especializada e Programas Estratégicos, Liziane Torres, as novas cadeiras visam oferecer mais conforto aos pacientes e proporcionar a inserção deles no ambiente social. Ainda segundo ela, a meta é garantir acessibilidade e cidadania às pessoas com deficiência.
 

“É emocionante participar da felicidade de pacientes ao receberem a nova cadeira adaptada, pois muitos utilizavam cadeiras antigas e inadequadas ao tipo de deficiência ou ainda alugadas, o que traz grande despesa às famílias”, disse  Liziane Torres.

Segundo Luciana Macedo, gerente do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Sesau, as cadeiras foram prescritas por profissionais, que analisaram a situação de cada criança de acordo com a necessidade, e requisitaram cadeiras adaptadas com acessórios, como mesa e proteção solar.

 

Os 102 municípios alagoanos foram contemplados e, no primeiro dia de doações, receberam as cadeiras adaptadas 11 crianças vinculadas a instituições especiais que trabalham com pessoa com deficiência - como Associações dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Pestalozzi. As demais cadeiras adaptadas serão entregues aos pacientes, diariamente.

Também foram beneficiadas crianças vinculadas à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), ao PAM Salgadinho e de processos da Defensoria Pública. “Todas as requisições foram anexadas num único processo administrativo para contemplar a todos de uma única vez”, explicou Luciana Macedo, acrescentando que a Sesau já tem nova demanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário