31 de mar. de 2015

10 termos e conceitos sobre deficiência que deveriam ser abolidos




Há quem diga que trocar as expressões por outra de nada adianta, se a pessoa com deficiência não for respeitada e tratada como qualquer outra pessoa. 


Concordo. No entanto, o consultor de inclusão social, Romeu Sassaki, afirma que há termos e conceitos contaminados de preconceitos, estigmas e estereótipos. 


De acordo com Sassaki, “o maior problema decorrente do uso de termos incorretos reside no fato de os conceitos obsoletos, as idéias equivocadas e as informações inexatas serem inadvertidamente reforçados e perpetuados”.


Diante disso Sassaki propõe o uso da terminologia correta, a fim de desencorar práticas discriminatórias e construir uma verdadeira sociedade inclusiva. A seguir 10 termos e conceitos errados:


1- aleijado; defeituoso; 2- incapacitado; inválido: Defeituoso, aleijado e inválido são palavras muito antigas e eram utilizadas com freqüência até o final da década de 70.


TERMO CORRETO: Pessoa com deficiência ou pessoa deficiente

***

3- retardo mental, retardamento mental, retardado


TERMOS CORRETO: deficiência intelectual ou deficiência mental. São pejorativos os termos retardado mental, mongolóide, mongol, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental,portador de mongolismo, retardado etc.

*** 

4- pessoa presa [confinada, condenada] a uma cadeira de rodas


TERMOS CORRETOS: pessoa em cadeira de rodas; pessoa que anda em cadeira de rodas; pessoa que usa cadeira de rodas. Os termos presa, confinada e condenada provocam sentimentos de piedade. No contexto coloquial, é correto o uso do termo cadeirante.

***

5- “ela sofre de paraplegia” [ou de paralisia cerebral ou de sequela de poliomielite]: A palavra sofrer coloca a pessoa em situação de vítima e, por isso, provoca sentimentos de piedade. 


FRASE CORRETA: “ela tem paraplegia” [ou paralisia cerebral ou sequela de poliomielite].

***

6- criança excepcional: Excepcionais foi o termo utilizado nas décadas de 50, 60 e 70 para designar pessoas com deficiência intelectual


TERMOS CORRETOS: criança com deficiência intelectual, criança com deficiência mental. . Com o surgimento de estudos e práticas educacionais nas décadas de 80 e 90 a respeito de altas habilidades ou talentos extraordinários, o termo excepcionais passou a referir-se tanto a pessoas com inteligências múltiplas acima da média [pessoas superdotadas ou com altas habilidades e gênios] quanto a pessoas com inteligência lógico-matemática abaixo da média [pessoas com deficiência intelectual] daí surgindo, respectivamente, os termos excepcionais positivos e excepcionais negativos,de raríssimo uso.

***

7- mongolóide; mongol : As palavras mongol e mongolóide refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19.


TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down, criança com Down, uma criança Down. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético. O termo Down vem de John Langdon Down, nome do médico inglês que identificou a síndrome em 1866. A síndrome de Down é uma das anomalias cromossômicas mais freqüentes encontradas e, apesar disso, continua envolvida em idéias errôneas…

***

8- “paralisia cerebral é uma doença”:  Muitas pessoas confundem doença com deficiência.


FRASE CORRETA: “paralisia cerebral é uma condição” 

***

9- “pessoa normal” : A normalidade,em relação a pessoas, é um conceito questionável e ultrapassado.


TERMO CORRETO: pessoa sem deficiência; pessoa não-deficiente.

***

10- cadeira de rodas elétrica: Trata-se de uma cadeira de rodas equipada com um motor.

    
TERMO CORRETO: cadeira de rodas motorizada.

 ***


Fontes:   Deficiente Ciente   /  Rede Saci




Nenhum comentário:

Postar um comentário