27 de mar. de 2015

Faber-Castell apoia projeto de literatura inclusiva e inédito no Brasil

 


Pensando na responsabilidade com a educação no país, a empresa está patrocinando o projeto Coleção Clássicos Acessíveis, uma iniciativa desenvolvida pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que visa aumentar o acesso das pessoas com deficiência visual à leitura. 


Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robin Hood e Rapunzel foram os títulos selecionados para serem impressos seguindo o conceito de livro inclusivo. 


Os exemplares são impressos em braille e fonte ampliada, possui relevos nas imagens, além de serem ilustrados de maneira caprichada e com cores vibrantes.


Foram produzidas 3 mil unidades da Coleção Clássicos Acessíveis que chegarão gratuitamente às bibliotecas, escolas públicas e instituições que atuam com o público com deficiência visual em todo o Brasil. 


Os kits são compostos por 10 exemplares (um de cada título) acompanhados por um CD com a leitura da história em versão com e sem audiodescrição. Em breve os livros também estarão à venda no site da Fundação Dorina e no Dona Dorina Outlet.


Para Elaine Mandado, gerente de Comunicação da Faber-Castell, “Esse projeto permite estender nosso compromisso institucional com o incentivo ao imaginário, autoconhecimento, e uma melhor percepção do mundo. Ele não somente inclui, mas também expande horizontes, perspectivas de vida e estimula o potencial do ser humano por meio da literatura”, comenta Elaine.


O projeto Coleção Clássicos da Literatura Infantil, em formato acessível, foi viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). 


A realização e iniciativa são da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal.



Fonte:  Rede Saci  Maxpress


Nenhum comentário:

Postar um comentário