30 de mar. de 2015

1 ano e 8 meses é o tempo médio de espera para uma cadeira de rodas no SUS, em São Paulo

 


Com o objetivo de localizar e atender pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social na periferia de São Paulo, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) apresenta os resultados da terceira edição do projeto Cadê Você?, com relatório que traça o perfil das pessoas atendidas e o serviços que elas recebem. 


Entre outros, os dados apontam que um ano e oito meses é o tempo médio de espera para obter uma cadeira de rodas pelo SUS e 72,6% é a taxa de desemprego entre os atendidos com mais de 14 anos. As informações são provenientes de pesquisa feita com as 302 pessoas com deficiência atendidas em 2014. 


Com patrocínio do Mc Donald’s e da Sabesp, o Cadê Você? já atendeu 1.101 pessoas com deficiência desde a sua primeira edição em 2010.


“Quando fundei o Instituto Mara Gabrilli em 1997, tinha o sonho de transformar a vida de quem como eu tinha uma deficiência, mas não as mesmas oportunidades. Tenho muito orgulho em ver que o Instituto ampliou suas ações e hoje o Cadê Você? vem criando uma rede de proteção e direitos entre todos que por ele passaram. É muito gratificante”, afirma a fundadora do IMG, Mara Gabrilli.


Os dados revelados pelo relatório, como tempo de espera para equipamentos, desemprego, mobilidade urbana, acesso a atividades culturais e esportivas, entre outros, são resultados das entrevistas de avaliação realizadas pela equipe multidisciplinar que atua no projeto. Pós-entrevistas, os atendidos são encaminhados para profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social que formam a equipe dos mutirões, que, eventualmente, também conta com dentistas e advogados. 


Depois do atendimento interno, e devido encaminhamento para serviços públicos, a pessoa é acompanhado por uma assistente social, que monitora o atendimento externo, o tempo de espera e, e se necessário, realiza novos encaminhamentos.



Fontes:  Rede Saci   /   Instituto Mara Gabrili

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário