9 de nov. de 2012

Criador de software que integra pessoas cegas à sociedade ganha prêmio

imagem que representa pessoa com deficiência visual

Cybele Amado de Oliveira, 45, pedagoga, criadora do Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa), na Bahia, venceu a 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social, e Fernando Botelho, 42, sociólogo, fundador da F123, do Paraná, ganhou a 4ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

 A categoria “Escolha do Leitor” ficou com o médico Antonio Sergio Petrilli, do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), eleito pelo voto dos internautas. 

As três premiações foram entregues nesta quarta-feira, 7/11, em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista.

“Esse é o prêmio da educação pública brasileira. Nós acreditamos nela, e o nosso país precisa muito voltar a fortalecê-la. 

A premiação vai nos ajudar a expandir a metodologia para mais territórios. Com isso, daremos mais força aos milhares de educadores da escola pública do Brasil que podem mudar para sempre a história de vida das nossas crianças, ensinando aquilo que elas precisam aprender”, afirmou Cybele Amado de Oliveira.

“O reconhecimento da Folha nos dá visibilidade e a chance de levar essa alternativa do F123 a crianças e jovens com deficiência que hoje não conseguem ser produtivos nem ter as oportunidades que merecem ter porque nem sabem que o F123 existe. Queremos um movimento, uma mudança social, muito mais do que uma simples empresa ou produto”, disse Fernando Botelho.

“Porque conseguimos ter sonhos e realizar esses sonhos ganhamos uma nova medalha, que é a medalha de empreendedorismo social. É muito gratificante ter aqui na cerimônia um paciente de câncer que tratei quando criança e fez questão de vir me dar um abraço. Nós todos temos de continuar agindo juntos para solucionar problemas”, afirmou Antonio Sergio Petrilli.
 
Os prêmios

O Prêmio Empreendedor Social, promovido no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, valoriza líderes sociais que atuam há pelo menos três anos de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas, em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, saúde.

Concorreram com Cybele Amado de Oliveira: Almir Suruí e Ivaneide Cardozo, da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí e da Kanindé Associação de Defesa Etnoambiental, ambas de Rondônia; Luís Fernando Guedes Pinto, da Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), de São Paulo; e Antonio Sergio Petrilli, do Graacc, de São Paulo (leia resumos abaixo).

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, realizado exclusivamente pela Folha de S.Paulo, reconhece e promove líderes sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que precisem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, além de multiplicar seu impacto.

Com Fernando Botelho, disputaram Mariana Madureira e Marianne Costa, ambas da Raízes Artesanato - Raízes Desenvolvimento Sustentável, de Minas Gerais (leia resumos abaixo).

Seleção rigorosa
 
A comissão julgadora de 2012 foi formada por: Abigail Noble, economista, diretora para América Latina e África da Fundação Schwab; Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, doutor em administração de empresas, professor da PUC-MG e especialista em gestão socioambiental; Daniela Mercury, cantora e compositora, embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Instituto Ayrton Senna e presidente do Instituto Sol da Liberdade; Jayme Brasil Garfinkel, engenheiro civil, presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro; Maria Cristina Frias, jornalista, com MBA em finanças, colunista da Folha; Roberto Kikawa, médico, empreendedor social 2010; Sheila Villas Boas Pimentel, psicóloga, presidente do Instituto Humanitare, que aproxima a sociedade civil aos temas propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas); e Weder de Oliveira, advogado e engenheiro civil, ministro-substituto do TCU (Tribunal de Contas da União).

Antes da submissão ao júri, uma equipe da Folha passou 32 dias nas regiões de atuação dos empreendedores sociais finalistas, sabatinando não só o líder como sua família, sua equipe de trabalho e seus parceiros, patrocinadores e beneficiários. Foram mais de 200 entrevistas.

Com esse material, foram elaborados para o júri um vídeo e um relatório de 212 páginas, analisando os candidatos pelos critérios dos concursos: inovação, sustentabilidade, impacto social, influência em políticas públicas, perfil, alcance/abrangência e efeito multiplicador.
R$ 350 mil em benefícios

Além de terem seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha hoje, dia 8 de novembro, e na Folha.com, finalistas e vencedores receberão mais de R$ 350 mil em benefícios, entre eles auditoria financeira, assessoria jurídica e bolsas de estudo no Brasil e no exterior, para cursos, congressos, seminários e MBAs.

O ganhador do Prêmio Empreendedor Social também participará do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2013 e da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e comporá a Rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. 

Já o vencedor do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, igualmente ao ganhador do Empreendedor Social, integrará a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
Parceiros

Os prêmios sociais têm como parceiros: master Blue Tree, Ernst&Young Terco e TAM. O apoio estratégico é de Artemísia, Ceats/Fia, Escas/Ipê, IE Business School e ponteAponte. No apoio institucional estão: ABCR, Agora SP, Ashoka, Avina, Diálogo Social, Gife, Golfieri Reicher Storto, Iats, Instituto Gesc, UOL e Valor Econômico. 

A divulgação é de CEBDS, Dell, Endeavor, Envolverde, FGV/GVCenn, Filantropia, Neurônio, P&B Comunicação e sitawi.

FINALISTAS DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL 2012 – Iniciativa da Fundação Schwab e da Folha
 
Almir Suruí, 38, líder indígena, e Ivaneide Cardozo, 53, da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí e da Kanindé Associação de Defesa Etnoambiental, de Rondônia - buscam o fortalecimento dos direitos dos povos indígenas, atuando no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sites: www.paiter.org e www.kaninde.org.br

Cybele Oliveira, 45, pedagoga, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, da Bahia – trabalha em prol da erradicação do analfabetismo, promovendo a formação de leitores e escritores autônomos no ensino fundamental. Site: www.institutochapada.org.br - VENCEDORA

Luís Fernando Guedes Pinto, 41, engenheiro agrônomo, da Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), de São Paulo – lidera iniciativa que potencializa a conservação de recursos naturais por meio de certificações socioambientais e apoio a projetos de comunidades rurais e povos da floresta. Site: www.imaflora.org

Antonio Sergio Petrilli, 66, médico, do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), de São Paulo – está à frente desta organização que oferece tratamento de alta qualidade a crianças e adolescentes com câncer e sem recursos financeiros. Site: www.graacc.org.br

FINALISTAS DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2012 – Iniciativa da Folha
 
Fernando Botelho, 42, sociólogo, da F123, do Paraná – criou um software livre de baixo custo que possibilita a integração de pessoas cegas e com baixa visão à sociedade e ao mercado de trabalho. Site: www.f123.org - VENCEDOR

Mariana Madureira, 30, e Marianne Costa, 29, turismólogas, da Raízes Artesanato - Raízes Desenvolvimento Sustentável, de Minas Gerais – idealizaram este negócio social que, por meio de turismo de base comunitária e artesanato, promove geração de renda e desenvolvimento local. Site: www.raizes.tur.br

Vencedores anteriores do Prêmio Empreendedor Social
 
2011: Gisela Maria Bernardes Solymos, CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) - São Paulo (SP)
2010: Roberto Kikawa, Projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) – São Paulo (SP)
2009: Claudio e Suzana Padua, Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas) – Nazaré Paulista (SP)
2008: André Albuquerque, Terra Nova - Curitiba (PR)
2007: Tião Rocha, CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) - Belo Horizonte (MG)
2006: Fábio Bibancos, Turma do Bem - São Paulo (SP)
2005: Eugenio Scannavino Netto, Projeto Saúde & Alegria - Santarém (PA).

Vencedores anteriores do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro
 
2011: Henrique Cardoso Saraiva, Luana Nobre e Phelipe Nobre, Adaptsurf (Associação Adaptação e Surf) - Rio de Janeiro (RJ)
2010: Wagner Gomes, Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) – Pentecoste (CE)
2009: David Hertz, Gastromotiva – São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário