8 de nov. de 2012

Cooperativa oportuniza vagas para deficientes no Paraná

mão segura carteira de trabalho Com o objetivo de valorizar ainda mais a região, a Copacol com sede em Cafelândia, no Oeste do Paraná, está disponibilizando em todo o quadro de contratação, vagas para a inclusão de pessoas com deficiência, para que elas possam se tornar colaboradores da cooperativa. 

São vagas para diversas áreas com diferentes níveis de escolaridade. O foco é o crescimento social e profissional das pessoas.

 A proposta está dentro do programa Superação, que é voltado para a inclusão e capacitação das pessoas com deficiência.

Exemplo - O analista de suporte júnior, Cristiano Bez Fontana, é exemplo, ele tem deficiência auditiva, mas desenvolve o trabalho como uma pessoa “normal”. “A deficiência não interfere em nada, com o curso que fiz e com a ajuda dos meus colegas consigo fazer de tudo sem nenhum problema. Gosto de trabalhar na Copacol”, conta o colaborador.

Apaes - Além de treinamentos internos, por meio do programa, a cooperativa capacita alunos de Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da região para ingressarem no mercado de trabalho. 

“Para nós é muito importante essa abertura, um importante trabalho que a Copacol desenvolve de acreditar nas pessoas. Temos alunos empregados e outros que estão sendo encaminhados. O que a gente espera é que o programa ganhe força cada vez mais”, ressalta a coordenadora e vice-diretora da Apae de Nova Aurora, Vera Lúcia Pereira de Souza.

Conscientização - Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado em dezembro, a Copacol realizou o 6º Seminário de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho. Mais uma ação do programa Superação. Colaboradores de vários setores da cooperativa estiveram reunidos no auditório em Cafelândia, foi destaque no evento a palestra com o consultor Marcelo Prado.

Prova - Com deficiência visual adquirida ainda na infância Marcelo deu exemplo de superação ao falar da trajetória de vida até se tornar renomado consultor. Ele é prova de que a deficiência não é problema, quando se tem vontade e quer vencer. “As limitações físicas que Deus nos deu, a natureza ou o sistema, não são problemas se nós tivermos força interior, garra e persistência. Acima de tudo não podemos nos sentir inferiores que ninguém. Se jogamos bem vamos ganhar, se jogamos mal vamos perder. Vamos acreditar na gente, quem pensar assim será um vencedor”, afirma Prado.
 
Ação positiva - A coordenadora do programa, enfermeira Ivete Terezinha Johann Esteves, avaliou como muito positiva a ação, que focou a reflexão sobre as dificuldades, quebra de barreiras, paradigmas e preconceito. “Dentro do processo de inclusão, a Copacol oferta cursos e treinamentos para capacitar, além de promover adequações na estrutura para receber essas pessoas. Também conscientizamos todos os colaboradores e buscamos mostrar a sociedade que todo o ser humano é capaz a partir do momento que ele tem oportunidade”, destaca Ivete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário