27 de nov. de 2012

Novo programa traça perfil e dá suporte a pessoas com deficiência

Mão digita sobre teclado
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, e o presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Renato Rodrigues, lançaram nesta quinta-feira (22) o programa Quem é Você e um portal específico para a o suporte e o reforço de políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência.

Pelo Quem é Você, a Prefeitura terá um levantamento mais apurado da situação da pessoa com deficiência em Curitiba, por meio da coleta de informações como endereço, tipo de deficiência, nível de mobilidade, inserção no mercado de trabalho, grau de instrução, entre outras.

O programa tem como ferramenta um portal exclusivo na internet no qual poderá ser feito o cadastramento e a divulgação de informações, de políticas e serviços para as pessoas com deficiência e para cidadãos que se interessam pelo assunto.

“Ao longo desses dois anos da criação dessa secretaria, a população pode perceber mais de perto as ações e as obras de acessibilidade desenvolvidas na cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci, acrescentando que o projeto Quem é Você é um bom exemplo de ação concreta. 

Para ele, o projeto é uma grande ferramenta que funcionará como um canal oficial de informações que possibilitarão um diagnóstico preciso da situação das pessoas com deficiência na cidade. “Com isso as ações da Prefeitura serão diretamente focadas nas demandas necessárias da população", afirmou o prefeito.
  
Dados consistentes - Acessibilidade e informação foram a base do desenvolvimento do portal, que pretende ser um ponto de referência sobre o assunto na cidade. Por meio dele, a pessoa com deficiência terá acesso aos serviços oferecidos pela secretaria, notícias e publicações, eventos, legislação e também a uma lista com os endereços de todas as escolas e entidades de ensino especial da cidade. 

 “Esta é uma ferramenta que irá colocar Curitiba na vanguarda e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o secretário Irajá de Brito Vaz.

O secretário destacou que levantamento do IBGE aponta que Curitiba tem 354.964 pessoas com algum tipo de deficiência. 

"Trata-se de um trabalho feito por amostragem, que auxilia, mas não fornece dados mais consistentes e necessários para o bom desenvolvimento de políticas públicas e projetos de mobilidade voltados aos direitos desses cidadãos", observou Irajá.

Ele, que é cadeirante, lembrou que quando foi pesquisado para o Censo do IBGE não foi perguntado sobre sua deficiência ficando constado no seu cadastro que naquele domicílio não havia ninguém com deficiência. “Por isso decidimos criar o programa. Queríamos uma ferramenta que nos oferecesse o máximo de informações e com riqueza de detalhes. Esse software desenvolvido pelo ICI vai nos dizer exatamente quem são, onde estão e quais são as necessidades dessas pessoas”.

De acordo com o presidente do ICI, Renato Rodrigues, a ideia do portal é atender à necessidade da secretaria, que precisa dessa ferramenta para se comunicar como as pessoas deficientes. “Essa medida faz parte de um projeto de soluções que transformou Curitiba na cidade mais digital do país”, disse. Para ele o programa idealizado pelo secretário Irajá é mais que uma ousadia, “é uma inspiração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário