28 de nov de 2012

Sistema em Limeira (SP) avisará cegos sobre chegada de ônibus ao ponto

Símbolo de deficiente visual
Limeira (SP) é a terceira cidade do país a implantar um sistema que busca facilitar o uso do transporte coletivo por deficientes visuais

Receptores de radiofrequência instalados em 130 ônibus vão avisar, aos cegos que tiverem o aparelho transmissor do sinal, a aproximação do veículo ao ponto de embarque e desembarque.

 A ideia, de acordo com a empresa que desenvolveu a tecnologia, funciona desde 2010 em Jaú (SP) e em Araucária (PR).

Pelo sistema, cada linha de ônibus ganhará uma frequência e o usuário poderá programar seu receptor de acordo com a necessidade. 


Quando o veículo e o deficiente estiverem próximos, os aparelhos emitirão um sinal sonoro, avisando o usuário que o ônibus está chegando e o motorista de que há um usuário à espera.
 
A Prefeitura comprou 130 transmissores e 130 receptores ao custo de R$ 157,3 mil. O funcionamento dos equipamentos terá início em caráter experimental com o fim dos treinamentos, que começaram nesta segunda-feira (26) junto a motoristas e cobradores das empresas Viação Limeirense e Rápido Sudeste, que operam o transporte público no município.

Na quinta-feira (29), o treinamento será ministrado para 12 deficientes visuais que frequentam a Escola João Fischer Sobrinho, especializada no atendimento desse público. O grupo será o primeiro a receber os aparelhos. 

Os cegos que não frequentam a instituição e que estiverem interessados devem procurar a escola a partir da próxima semana e solicitar o equipamento, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário