7 de jul. de 2014

Balcão de empregos de Friburgo, RJ, realiza cadastro de pessoas com deficiência

Foto de uma carteira de trabalho

O Sine/Balcão de Empregos de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, iniciou nesta semana a realização de cadastro para pessoas com deficiência física no município. A ideia é integrar essas pessoas no mercado de trabalho formal.


Para fazer parte do banco de dados, é necessário apenas ter mais de 18 anos e ensino fundamental. Os documentos exigidos são RG, CPF, Carteira de Trabalho, cartão do PIS e comprovante de residência, além do currículo.


Segundo a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), 10% da população mundial tem alguma deficiência. 


A Lei 8.213/91 chamada de “Lei de Cotas para Deficientes” determina um percentual mínimo em empresas com mais de 100 empregados. 


Segundo a lei, a deficiência é considerada quando ocorre a perda ou anormalidade da estrutura ou de sua função psicológica ou fisiológica.


A determinação trouxe benefícios para muitas pessoas que passaram a obter oportunidades reais de inserção no mercado. 


A proporção de vagas se dá na seguinte forma: de 100 a 200 empregados, 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1000, 4%; e acima de 1001, 5%. As empresas que não cumprem a demanda estão sujeitas a multas.


Com a contratação das pessoas com defciência, a vantagem é mútua. As empresas crescem em inclusão social e contribuem para a redução do nível de desemprego e, além disso, há um ganho em credibilidade social. As áreas que mais contratam são as que atendem a área de administração.


Os interessados devem comparecer a sede do Sine/Balcão de Empregos que fica na Avenida Alberto Braune, 223 (antiga rodoviária Leopoldina), de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2519-2431.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário