16 de set. de 2014

SUS vai oferecer medicamento para sintomas do autismo a partir de 2015

Foto de pílulas do medicamento


O Ministério da Saúde vai passar a oferecer a partir de 2015 o medicamento Risperidona, que trata os sintomas do autismo.


Em nota divulgada, a pasta afirma que o remédio auxilia na diminuição das crises de irritação, agressividade e agitação, características comuns em pacientes com a síndrome.


O ministério informou ainda que o remédio estará disponível na rede pública no início do próximo ano, sem precisar data, e estima que 19 mil pacientes serão beneficiados.


O autismo é considerado um distúrbio com um amplo espectro de manifestações, desde as crianças, que têm enormes dificuldades de responder aos estímulos, até pessoas que têm problemas de convívio social, mas são extremamente talentosas em áreas específicas. O cérebro deles funciona de forma única, que ainda é um mistério para a ciência.


A síndrome se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Embora o transtorno seja incurável, quando demora para ser reconhecido, esses neurônios não são estimulados na hora certa e a criança perde a chance de aprender.


Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de pessoas.


Fonte: Bem Estar


Nenhum comentário:

Postar um comentário