25 de abr. de 2013

Encontro fala sobre autismo e síndrome de Asperger em Fortaleza (CE)

Ilustração de uma cabeça com uma pessoa agachada dentro do cérebro
A 9ª edição do Encontro Café com Prosa vai falar sobre autismo e síndrome de Asperger no dia 27 de abril, em Fortaleza (CE).

O evento terá as palestras do neuropediatra do Hospital Infantil Albert Sabin, André Luiz Santos Pessoa, e da psicóloga e professora, Ana Paula Cabral Bellaguarda. 

O evento é realizado pelo Centro Internacional de  Análise Relacional (CIAR).

Os interessados em participar podem se inscrever por telefone ou na sede do CIAR. O encontro é gratuito e voltado para os profissionais da educação e saúde, estudantes e pais. As palestras vão tratar sobre as causas, avanços e tratamentos do autismo e da síndrome de Asperger.

O diagnóstico de autismo já é possível antes dos três anos de idade, desde que seja feito por um profissional experiente, segundo a psicóloga Emanuelle Leal. Em geral, as principais características de uma criança com essa condição são: dificuldades na interação social, comunicação tardia, palavras e movimentos repetitivos – que podem se manifestar em maior ou menor grau, dependendo do tipo de autismo.

Segundo o neuropediatra Leo Ricardo Honnicke, a síndrome de Asperger pode ser considerada uma forma leve do autismo, é genética e é diagnosticada na maioria em pacientes do sexo masculino. O principal obstáculo para os que possuem o transtorno é a comunicação. O diagnóstico é normalmente feito na infância, dos quatro aos seis anos. 

Durante a idade adulta, a pessoa pode apresentar dificuldades nos relacionamentos com outros e no aprendizado. Alguns desenvolvem talentos em áreas específicas, como matemática e música, e podem ser bem independentes.


9° Café com Prosa: Autismo e Síndrome de Asperger
 
Data: 27 de abril de 2013, às 9h, no Centro Internacional de Análise Relacional (Ciar) Inscrições: sede do CIAR (Rua Monsenhor Catão, 1179, Aldeota) ou pelo telefone: (85) 3244.1779.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário